Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 01/05/22 às 11:20Olinda participa de encontro nacional da Rede Cidades do Carnaval
Iniciativa busca compartilhar experiências para o desenvolvimento social e econômico, em razão da festa popular
O Município de Olinda participou, nesta sexta-feira (29) e sábado (30.04), de um encontro em São Paulo, voltado à integração dos gestores das cidades que promovem os principais carnavais brasileiros. Batizado de Rede Cidades do Carnaval, a iniciativa vem proporcionando discussões sobre os desafios para a realização da folia em suas diferentes manifestações. A ideia é de promover o compartilhamento de boas práticas e inovações em formatos, processos e políticas públicas. O grande destaque da reunião foi a assinatura de um protocolo de intenções, estabelecendo o compromisso para tornar a festa popular ainda mais relevante, impactando no desenvolvimento social e econômico.
“Durante o encontro foi perceptível a grandeza do Carnaval de Olinda, deixando claro a sua importância na geração de renda e fortalecimento da cultura em todo o nosso país. Agora é o momento de nos unirmos para pensarmos de forma coletiva e, juntos, entregarmos o Carnaval tão desejado e esperado por todos, após dois anos difíceis, sem poder realizá-lo”, ressaltou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Gabriela Campêlo, que representou a cidade no evento.
Segundo ela, a nova rede já está criando muitas possibilidades, rendendo frutos palpáveis neste momento de retomada, como a capacitação e apoio aos produtores culturais e todos os integrantes da gama de comércio e serviços, que atua não apenas nos dias de folia, mas durante todo o ano. “São ações que mostram a seriedade e compromisso dos gestores das cidades presentes na realização não só de uma festa, mas para que a ocorrência do Carnaval possa entregar tudo aquilo que é esperado como resultado para o povo olindense e para toda a população brasileira”, reforçou a titular da pasta.
Em Olinda, cidade que detém o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas (Unesco), a festa já assinala grandes números, gerando impacto positivo para a população e sendo alvo de reconhecimento internacional. De acordo com a organização da Rede, a consolidação do movimento como instância representativa viabilizará a criação de novos eixos para o Carnaval no Brasil até 2025. Além dos municípios paulistas, também marcaram presença representantes de Belo Horizonte, Salvador e do Distrito Federal.