Publicado por: Redação Secom, em: 06/05/22 às 14:34Volta do Olinda Mais Cidadania atende 524 pessoas
O mutirão de serviços contemplou moradores da comunidade de Ponte Preta, em Salgadinho
Por Pattricia Viviane
O programa Olinda Mais Cidadania retomou nesta quinta-feira (05.02) a maratona de serviços nos bairros da cidade. O trabalho foi realizado no Projeto Samuel, na Rua Memorial Arcoverde, 181, Ponte Preta, Salgadinho. Foram atendidos 524 moradores da comunidade.
A iniciativa ofertou atividades gratuitas nas áreas de saúde, assistência social, direitos humanos, orientação jurídica, entre outros. No período da pandemia, a ação foi suspensa para evitar aglomeração e os serviços continuavam de forma isolada nos seus locais de origem. A coordenação é da Prefeitura de Olinda.
Os serviços mais procurados foram de saúde. Teste rápido, com 118 atendimentos; serviços odontológicos, com 114; e as vacinações contra gripe/sarampo e covid; com 100 e 84 moradores atendidos, respectivamente, tiveram destaque.
Na área social e segurança cidadã, os moradores tiveram RG emitidos; Cadúnico; CREAS com ações PAEFi – Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; e AEPETI – Ações estratégicas para Erradicação do trabalho Infantil; o Vem Livre Acesso e assessoria jurídica. As equipes técnicas da Secretaria Executiva de Direitos Humanos também estiveram presentes através das orientações contra violência ao idoso e à mulher.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Paulo Roberto Souza Silva, o dia das ações foi muito especial. “O nosso prefeito pediu com urgência a retomada desta ação. Achamos o local em Ponte Preta e as pessoas que fazem o Projeto Samuel nos receberam muito bem. A equipe do Governo envolvida fez uma rede de reunião e planejamento para que pudéssemos oferecer e atender em tempo hábil o maior número de serviços para que essas pessoas tivessem acesso, acho que conseguimos. No próximo mês estaremos em Sapucaia”.
“Política pública se faz com parceria, e temos aqui um ótimo exemplo disso, com a participação como exemplo da casa do Projeto Samuel, da sociedade civil e de vários segmentos do setor público voltados ao atendimento da população. O propósito não é unicamente atender as demandas urgentes do público, mas também contribuir para promover a autonomia de todos”, acrescentou o gestor da pasta.