Notícias

Cão auxilia desenvolvimento cognitivo de estudantes de Olinda com necessidades especiais

Iniciativa é coordenada por uma equipe de voluntários

Publicado por: Redação Secom, em: 19/05/22 às 17:22

A equipe do Projeto Bolinha de Pelo visitou, nesta quinta-feira (19/05), a Escola Municipal Pro Menor, em Rio Doce, para atender estudantes com necessidades especiais.

O Bolinha de Pelo é um programa vinculado à Secretaria de Educação de Olinda, que usa cães de Intervenção Assistida como meio alternativo no tratamento de pessoas com deficiência. Um grupo de alunos da unidade escolar participaram de dinâmicas com o voluntário Carlos e o Cão Bento. Na Sala de Recursos Multifuncionais, os alunos praticaram a socialização com o cão, participaram de contação de histórias, escrita de nomes com desenhos e letras móveis, comandos com o cão, além de jogos lúdicos.

“Os estudantes ganham muito na parte social e de comunicação. As atividades contribuem para a fala e a escrita. É um trabalho que enriquece ainda mais o desenvolvimento das crianças. O cão torna as atividades mais lúdicas, fazendo com que os alunos se sintam mais atraídos, além de contribuir para as áreas mentais e cognitivas deles”, explicou a idealizadora e coordenadora do Bolinha de Pelo, Cássia Leôncio.

O Projeto, neste ano, está atuando em cinco outras unidades de ensino da rede municipal: Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, Escola Municipal Em Tempo Integral Lions Dirceu Veloso, Escola Municipal Professora Norma Coelho – CAIC, Escola Municipal Claudino Leal e Escola Municipal Monte Castelo.

Pular para o conteúdo