Notícias

Defesa Civil do Rio de Janeiro convida gestores de Olinda para falar do trabalho desenvolvido nos abrigos montados no município

O convite foi feito pela Defesa Civil de Pernambuco, após o bom trabalho realizado na cidade

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 24/08/22 às 15:16

Por: Pattricia Viviane

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda foram convidados, pela Secretaria de Defesa Civil de Pernambuco, para falar no curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários, ministrado pela Escola de Defesa Civil do Rio de Janeiro. O convite foi feito depois do bom trabalho desenvolvido durante a assistência prestadas aos desabrigados e desalojados, vítimas das fortes chuvas que caíram no município, durante o período mais severo do inverno deste ano. O curso acontece nesta quinta-feira (25), às 9h, no Rio de janeiro e a participação de Olinda será online, por meio do aplicativo Zoom.

Entre os assuntos abordados pelos gestores municipais estão o planejamento, acionamento, mobilização e gerenciamento de abrigos temporários para acolhimento de cidadãos desalojados ou desabrigados. A secretária executiva de Assistência Social de Olinda, Rosely Chaves, será uma das estarão representando o município. Ela participou ativamente em todos os abrigos montados pela Prefeitura de Olinda e foi responsável pela elaboração do Plano Integrado de Ação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva, a experiência que Olinda teve foi muito além das medidas estruturais e administrativas. “Tivemos que estar atentos sobre os direitos humanos, atenção psicossocial e atenção à saúde das vítimas, durante um período de permanência no abrigo, além de ter o trato de como orientar as famílias, além de como desmobilizar o abrigo. Muito deles montados em escolas municipais”, concluiu o secretário.

Olinda passará, ainda, a experiência na capacitação de agentes e coordenadores da Defesa Civil, voluntários de cidadãos da sociedade comprometidos com as ações humanitárias na atuação de um gerenciamento da rotina de um abrigo temporário.

 

Pular para o conteúdo