Publicado por: Secom, em: 16/10/19 às 16:02Aberta em Olinda a campanha estadual contra verminose
Iniciativa vai contar com a administração de medicação e orientação quanto à prevenção dos parasitas
Por: Pedro Morais
A Escola Municipal Azevedo Coutinho, localizada na Avenida Presidente Kenedy, em Peixinhos, Olinda, foi o local escolhido para abertura da Campanha Estadual de Geo-helmintíases (verminoses) em Escolares – 2019. A ação ocorreu nesta quarta-feira (16.10) e foi promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES) numa parceria com a Secretaria de Saúde da cidade.
O trabalho, que segue até o dia 15 de dezembro, consiste na administração do Albendazol – medicamento utilizado no tratamento de infecções causadas por vários parasitas – para os estudantes de 5 a 14 anos, matriculados na rede municipal. Para receber o remédio o aluno precisa da autorização dos pais ou responsáveis.
A gerente da Vigilância de Tuberculose, Hanseníase e outras Doenças Negligenciáveis da SES, Rosemeiry Melo, acrescentou que a iniciativa também leva orientação quanto à prevenção dos parasitas. “São 165 cidades que aderiram a campanha de combate à verminose, e a meta é atingir mais de 500 mil crianças nas 2.564 escolas municipais de todo o Estado”, disse.
A infecção por verminoses em crianças, quando não tratadas, pode provocar diarreia, dores abdominais, anemia, fastio, perda de peso, prejudicando o desenvolvimento físico e mental.
O evento contou com a participação da secretária-executiva de Atenção e Vigilância em Saúde de Olinda, Danyella Travassos.