Publicado por: Secom, em: 23/06/20 às 17:59Ação da Prefeitura impede venda e queima de fogueiras na véspera do São João
A medida segue a recomendação do MPPE e foi tomada para preservar a saúde das pessoas com suspeita da Covid-19
A Operação Integrada composta pelas secretarias de Segurança Urbana; Executiva de Controle Urbano e de Transportes e Trânsito de Olinda, com o apoio da Polícia Militar, percorreu diversos bairros da cidade como Peixinhos, Bairro Novo, Águas Compridas, Ouro Preto, entre outros. Ação foi intensificada, nesta terça-feira (23.06), véspera de São João, já que várias denúncias de comercialização e uso de fogueiras chegaram a Guarda Municipal, contrariando o Decreto Municipal 103/2020, que proíbe a queima de madeira e fogos de artifícios, durante o período junino deste ano.
A medida segue a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e foi tomada para preservar a saúde das pessoas com suspeita da Covid-19 na cidade, já que a fumaça ataca diretamente o sistema respiratório. Até o fim da tarde, cinco cargas de madeira foram recolhidas em caminhões da Prefeitura e levadas para uma área do antigo aterro sanitário de Aguazinha.
O trabalho esteve ainda em vários trechos da orla de Olinda onde, banhistas que se encontravam na Praia dos Milagres, foram orientados a deixar o local. Vale lembrar que mesmo após a liberação do calçadão e da faixa de areia das praias para prática de esportes individuais e com uso obrigatório da máscara, o banho de mar segue proibido na cidade.
Qualquer pessoa pode denunciar as irregularidades pelos telefones 153 e (81) 3429-2947 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).