Publicado por: Redação Secom, em: 20/10/22 às 11:51Ação de testagem para hanseníase em Olinda termina nesta sexta
Carreta no estádio Grito da República também oferece teste para hepatite, HIV e vacinação
O projeto ‘Roda Hans’, para ampliar a detecção de casos de hanseníase em Olinda, termina nesta sexta-feira (21.10), no bairro de Rio Doce. Uma carreta do Ministério da Saúde, que divide a ação com a Secretaria de Saúde de Olinda, está estacionada em frente ao estádio Grito da República oferecendo, além do diagnóstico para a doença, testes gratuitos de hepatites B, C, HIV e vacinação contra gripe e covid-19. A demanda é espontânea.
Nesta quinta (20.10), o serviço fica disponível até 17h. Na sexta, o horário será reduzido: 8h às 12h. O atendimento é por demanda espontânea e não precisa de agendamento, tanto para o diagnóstico de hanseníase quanto os testes para as outras doenças e vacinação.
A invstigação é feita em três etapas. Primeiro, o paciente passa por uma triagem com a equipe de enfermagem, em seguida é encaminhado para o clínico fazer o diagnóstico. A última etapa é uma avaliação fisioterápica, para saber se a pessoa tem algum comprometimento nos movimentos. O teste é feito através da raspagem de pele na orelha, cotovelo e local da lesão.
A hanseníase é uma doença causada por uma bactéria chamada Micobacterium leprae. Ela é transmitida pelas vias aéreas quando alguém mantem contato prolongado com o infectado. O tratamento é feito através de medicamentos e fisioterapia, quando há comprometimento de algum movimento.
Todos os postos de saúde e policlínicas de Olinda têm equipes capacitadas para diagnosticar e orientar os pacientes. O serviço em Rio Doce detectou, até o momento, dois casos. A cidade possui, atualmente, 94 casos.
Os sintomas da hanseníase são os seguintes:
– Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato:
– Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
– Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
– Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
– Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
– Coceira ou irritação nos olhos;
– Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.