Notícias

Agentes de Saúde de Olinda iniciam formação para campanha de doação de sangue no Carnaval

Capacitação está sendo realizada no auditório da Faculdade de Medicina de Olinda

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 11/01/23 às 15:47

Começou nesta quarta (11) e vai até sexta-feira (13), no auditório da Faculdade de Medicina de Olinda, Bairro Novo, o treinamento destinado a 360 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da rede de Atenção Básica de Olinda.

A capacitação é destinada a promover e formar agentes multiplicadores para captar pessoas doadoras de sangue, sobretudo voltadas para o Carnaval. As aulas são fruto da parceria envolvendo a Prefeitura de Olinda com a Fundação Hemope.

O objetivo do treinamento é sensibilizar os participantes sobre o ciclo do sangue e a importância da doação para a saúde pública. Os participantes serão replicadores de informações e incentivadores de novos e possíveis doadores de sangue.

A atividade de coleta para a doação de sangue em Olinda será realizada nos próximos dias 24 e 25 de janeiro, cujo objetivo é lançar a campanha do Carnaval, que será um grande momento em favor da vida.

A secretária-executiva de Saúde, Inês Costa, fez a abertura da formação, juntamente com a diretora da Atenção Básica, Ana Cláudia Pantoja. No final do curso de formação, todos os participantes receberão certificados.

A agente de saúde da Base Rural, Rosinete da Conceição, comentou sobre a formação. “Foram importantes explicações, muitas dúvidas foram tiradas e agora podemos esclarecer e conseguir doadores”, disse.

O agente  Israel Reinaldo, também da Base Rural, comentou o treinamento. “Sempre é importante saber de informações para estimular a doação e salvar vidas. No treinamento a gente se qualifica mais para captar os possíveis doadores, com o despertar de ajudar o próximo com a doação”, pontuou.

A representante do Hemope, Josinete Gomes, supervisora de Captação de Doadores de Sangue, ministrou o treinamento. “Estou muito animada logo nesse primeiro momento com os agentes, houve interesse por parte deles”, comentou.

Pular para o conteúdo