Ouvir a matéria clicar no player
Cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Maria José dos Prazeres participaram, nesta sexta-feira (25), de uma trilha ecológica na FURB – Mata do Passarinho. A ação marcou a retomada das excursões escolares ao local e teve como principal objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental.
Durante a visita, os estudantes percorreram uma trilha em meio à vegetação nativa, onde aprenderam sobre a fauna e flora local com a orientação de guias especializados. A programação incluiu também contação de histórias e atividades educativas no auditório da reserva, promovendo uma experiência lúdica e informativa.
Para a secretária de Meio Ambiente de Olinda, Ana Cláudia Fonseca, a iniciativa representa um investimento no futuro sustentável da cidade, a partir da conscientização das novas gerações.
“As crianças são nosso futuro. Começar a educação ambiental por elas é pensar no hoje e no amanhã. Em Olinda, temos o privilégio de ter uma floresta urbana com 13,5 hectares de Mata Atlântica, que muitos ainda não conhecem. Quando os alunos vivenciam essa experiência, levam o conhecimento para casa e multiplicam a importância da preservação ambiental”, destacou a secretária.

Educação e diversão a favor da preservação ambiental
Para a educadora Maristela Santos, a visita proporciona aos alunos uma forma mais concreta, divertida, e envolvente de aprendizagem.
“É uma ação muito interessante, porque permite que os estudantes participem, interajam e conheçam de perto o que aprendem nos livros. É um momento especial que torna o aprendizado mais significativo”, ressaltou a professora.

A aluna Analice Nascimento, de 10 anos, do 5º ano, acompanhou cada explicação com entusiasmo e buscava observar algum animal exótico na trilha.
“Foi muito legal! Eu aprendi muitas coisas. É diferente de aprender só na escola”, celebrou a estudante.

Já Thaylla Rhadassa, também de 10 anos, garantiu que vai compartilhar todo o aprendizado em casa.
“Eu gostei de conhecer a natureza e os bichinhos. Aprendi que a gente tem que fazer silêncio para não assustá-los. Vou contar tudo aos meus pais quando chegar em casa”, disse a aluna.

Como fazer uma visita guiada?
Ficou interessado e quer fazer uma visita à FURB – Mata do Passarinho? A reserva está aberta para visitas individuais ou em grupo, mediante agendamento prévio.
Podem participar alunos das redes pública e privada, estudantes universitários, pesquisadores, turistas e moradores.
Para agendar, envie um e-mail para planejamentoambientalolindad@gmail.com com as seguintes informações:
- Número e nome da(s) pessoa(s) no grupo
- Perfil do grupo (família, escola, universidade, turismo etc.)
- Data desejada
- Contato para retorno



