Publicado por: Redação Secom, em: 20/07/22 às 10:57Alunos da segunda etapa do Olinda Capacita Jovem começam as aulas
Iniciativa vai abrir 1.500 vagas durante este segundo semestre
A segunda etapa do programa Olinda Capacita Jovem teve início nesta terça-feira (19) com cinco cursos: cuidador de idosos, auxiliar clínico-hospitalar, auxiliar administrativo, recepcionista geral e designer de sobrancelhas. Neste momento, os alunos terão aulas durante um mês, às terças e quintas, das 18h às 21h, divididos em quatro locais: Escola Municipal Gregório Bezerra (Jd. Atlântico), Escola Municipal Monte Castelo (Rio Doce) e Escola Municipal Pastor David Richard Blackurn (Alto da Bondade).
Já as turmas da primeira etapa, concluem seus estudos na próxima semana: marketing digital, atendimento ao cliente, auxiliar de recursos humanos e barbearia. As aulas são ministradas em parceria com a Alpha Social, uma entidade sem fins lucrativos que já qualificou mais de 10 mil alunos em Pernambuco.
O Programa Olinda Capacita Jovem beneficia a população entre 15 e 29 anos e é o primeiro módulo de uma iniciativa que pretende abrir 1.500 vagas para cursos profissionalizantes durante este segundo semestre. Todos os cursos são gratuitos e podem ser acessados numa única plataforma (https://capacita.olinda.pe.gov.br/).
Além do público jovem, também serão oferecidos outros módulos: Olinda Capacita Empreendedor, Olinda Capacita Turismo, Olinda Capacita Cidadão e Olinda Capacita Línguas e Tecnologia. À medida que os cursos abrirem, a área correspondente estará disponível na plataforma. Cinco secretarias integram a iniciativa: Educação, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Esportes e Juventude, além de Patrimônio, Cultura e Turismo.
“Quando a gente centraliza tudo numa plataforma deixa as pessoas cientes dos cursos, horários e locais. Elas podem saber de todas as opções e se interessar por fazer algum curso, se capacitando gratuitamente para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais conhecimento e qualificação”, observa o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.