Ouvir a matéria clicar no player
Alunos do Centro Musical de Olinda (CEMO) estão participando de um projeto inovador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que combina música e literatura infantil. A parceria consiste em gravação de arranjos e composições dos pequenos artistas do CEMO em colaboração com os grupos Flauta de Bloco (UFPE) e Pequenos Cantores (CEMO), utilizando o estúdio do Departamento de Música da UFPE.
Na última segunda-feira (31), o coro infantil Pequenos Cantores de Olinda, sob a regência da maestrina Basemate Neves, concluiu as gravações das partes vocais do repertório. Com brilho e sensibilidade, os alunos interpretaram frevos, cirandas, cocos, xaxados, pastoril e outros gêneros da rica cultura pernambucana.

O projeto tem como objetivo a produção de um livro infantil interativo, acompanhado de mídias digitais, permitindo que os leitores ouçam um repertório autêntico e representativo da música pernambucana.
Para o professor Augusto Ribeiro, coordenador do Programa de Educação Patrimonial e Cultural da Secretaria de Educação de Olinda, “a iniciativa reforça o compromisso de integrar a música ao processo educacional, promovendo um ensino mais inclusivo e conectado à identidade cultural de Pernambuco e do Nordeste”.
O lançamento do livro digital está previsto para o início de julho deste ano.