Publicado por: Secom, em: 26/10/17 às 15:08Avenida Olinda, sentido Recife, será alargada e ganhará terceira faixa de veículos
A Avenida Olinda é uma das principais saídas do município em direção ao Recife. Por ela, trafegam diariamente cerca de 3.900 veículos apenas das 7h às 8h, horário considerado de pico
Considerada um dos gargalos do trânsito de Olinda, a Avenida Olinda, sentido Recife, está sendo alargada e receberá uma terceira faixa ainda este ano. A intervenção faz parte do Projeto de Infraestrutura e Urbanização da Comunidade da Ilha do Maruim, no bairro de Santa Tereza. A obra de criação de mais uma faixa de rolamento não estava prevista no projeto inicial, datado de 2005, mas durante os trabalhos foi identificada a necessidade da intervenção e a viabilidade da mesma, sem alterar o valor total da obra orçada em R$ 2,7 milhões.
A obra de alargamento compreende um trecho de 500 metros, a partir da Igreja de Santa Tereza até as proximidades da ponte da Avenida Olinda, que cruza o Rio Beberibe. Em alguns locais, a via já é larga e precisou ganhar apenas 80 cm, em outros será preciso avançar até 2,78 m sobre a calçada. Após a intervenção, a via ficará com cerca de 9 metros de largura. O projeto de alargamento ainda prevê a construção de novas calçadas que terão 1,5 m de largura. Os comerciantes ativos da área e os donos de terrenos abandonados foram comunicados sobre a obra.
A Avenida Olinda é uma das principais saídas do município em direção ao Recife. Por ela, trafegam diariamente cerca de 3.900 veículos apenas das 7h às 8h, horário considerado de pico. Com a nova faixa, o tráfego de veículos deve fluir melhor. Uma nova sinalização será feita pela Secretaria de Transportes e Trânsito do município assim que as obras forem concluídas.
SENTIDO CONTRÁRIO – Ainda dentro do Projeto de Infraestrutura e Urbanização da Comunidade da Ilha do Maruim está sendo criado um percurso de 1,5 km paralelo à Avenida Olinda, que deve funcionar como via alternativa na entrada da cidade e minimizar os congestionamentos diários. Assim que estiver concluída, o que deve acontecer até dezembro, os motoristas que desejarem fugir da Avenida Olinda deverão entrar na Rua Monte Castelo, margeando o Rio Beberibe e seguir pela margem do Canal da Malária. De lá, continuam pelas ruas Chã Grande e Santa Tereza.