Publicado por: Redação da Secom, em: 25/05/22 às 13:37Balanço de ações da Prefeitura de Olinda contra transtornos causados pelas chuvas torrenciais
Iniciativas contam com a integração de diversas secretarias municipais
A Prefeitura de Olinda está nas ruas realizando ações para reduzir os estragos causados pelas chuvas torrenciais que caíram sobre a cidade desde o fim da tarde da terça-feira (24), sendo intensificadas na madrugada desta quarta-feira (25). Até o meio-dia de hoje, a Apac regsitrou o acúmulo de 207,83mm de precipitações, em 24 horas, em Olinda.
A Secretaria Executiva de Defesa Civil está com todas as suas equipes concentradas nas áreas de maior demanda, como a região de morros. As demais secretarias estão dando suporte nas ações disponibilizando agentes de campo e veículos de suporte, como tratores e caminhões. A Secretaria de Mobilidade Urbana reforçou a fiscalização e orientação de trânsito, em especial na Av. Presidente Kennedy. A Secretaria de Gestão Urbana atua na desobstrução de canaletas e retirada de entulhos trazidos pela maré nos canais, como o Bultrins-Fragoso.
A Secretaria de Saúde precisou suspender a vacinação contra a covid-19, nesta quarta. As aulas presenciais nas escolas municipais também precisaram ser suspensas e só retornarão na segunda-feira (30). Até lá, as atividades acontecerão no formato remoto. O município conta com cerca de 26 mil estudantes.
Parte das escolas da cidade está recebendo famílias que ficaram desabrigadas após as fortes chuvas. Na escola Pro Menor, em Rio Doce, há 50 pessoas abrigadas; na Duarte Coelho, 30 pessoas, Caic, em Peixinhos, 53 pessoas. Outros pontos são Escola Municipal Vereador José Mendes – Passarinho e Escola Claudino Leal – Cidade Tabajara. A alimentação escolar do dia de hoje foi disponibilizada nos pontos de abrigo.
A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), também reforça à população o pedido de donativos destinados às famílias desabrigadas pelas chuvas.
Alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, agasalhos, cobertores e lençóis podem ser deixados, das 8h às 17h nos seguintes pontos: no Estádio Grito da República, em Rio Doce, Vila Olímpica, Rio Doce; Biblioteca Municipal, no Carmo; e na própria SDSDH, em Bairro Novo. Mais informações: 81. 99204 2209
Balanço geral da Defesa Civil Olinda:
Das 7h ao meio-dia desta quarta-feira (25):
Solicitação de Lona – 41
Solicitação de Erradicação – 01
Solicitação de Vistoria de Imovel – 06
Solicitação de Vistoria de Barreira – 02
Deslizamento de Barreira – 02
* Rua Berlim – Córrego da Bondade
* Rua Apogeu – Alto da Conquista
Deslizamento de Muro – 02
* Rua Cortez – Fragoso
* Rua Sargento Carlos Pimentel – Bultrins
Das 19h de terça (24) às 7h desta quarta-feira (25)
Movimentação de barreira – 7, sendo uma vítima fatal
* Córrego do Abacate, em Águas Compridas (Homem morreu após deslizamento e outra pessoa ficou levemente ferida)
* Rua Santos, nº 220, Córrego do Abacaxi (Corpo de Bombeiros informou morte, mas ainda não foi confirmado. Temos, porém, a informação de dois soterramentos)
Colocação de Lona – 7
Erradicação – 1
Vistoria de imóveis – 2
Queda de muro – 1 (Rua da Borboleta , 56 Jardim Fragoso. Sem vítimas)
Deslizamentos sem vítimas:
* Águas Compridas – Rua Velha
* Monte – Rua Flauta
* Caixa D Agua – Rua Santos / Cor. Do Abacaxi / Rua Astral
* Alto da Bondade – Rua Do Vencimento / 1 Trav. Da Bananeira
* Jatobá – Rua Cortês
Queda de árvore – 1 (Rua Artur Cerpa, 341 – Jardim Fragoso. Sem danos ou vítimas)