Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

O bloco ‘Enterro da Mosquita’ levou, na manhã desta quinta-feira (27), alegria e conscientização sobre a dengue às ruas de Olinda. Com orquestra de frevo e mensagens educativas, a agremiação, que conta com apoio da Prefeitura da cidade, é formada por agentes de saúde percorreu as ladeiras para alertar foliões sobre a prevenção contra o Aedes aegypti.

A Marim dos Caetés foi tomada pelo ritmo do frevo e por um importante alerta de saúde pública. A iniciativa, organizada por agentes de saúde, busca mobilizar a população para erradicar os focos do transmissor da doença. Vestidos com fantasias temáticas, e encenando um enterro para o mosquito transmissor da dengue, os participantes distribuíram panfletos e interagiram com os foliões, reforçando dicas simples para evitar a proliferação.

Entre as orientações estavam a importância de eliminar recipientes com água parada, limpar calhas e tampar caixas d’água. A ação faz parte de uma campanha maior de prevenção, promovida em um momento estratégico, já que o verão e o período chuvoso aumentam as chances de proliferação do Aedes aegypti.

A Diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, Dejanine Araújo, destacou a importância do evento. “Esse momento é importante, pois simboliza não apenas a conscientização de todos os dias, a gente tá fazendo ações dentro das nossas casas pra tá eliminando as larvas, os focos. E também para que todos não esqueçam que no carnaval o mosquito da dengue continua circulando. É importante que as pessoas não percam esse foco.” explicou.

Além da mensagem educativa, o desfile contou com uma animada orquestra de frevo, garantindo que a folia não perdesse o tom festivo. O ‘Enterro da Mosquita’, que já vai na sua 22º edição, já se tornou uma tradição em Olinda, mostrando que é possível unir cultura, diversão e responsabilidade social em um só evento.

 


Com informações de Letícia Freitas


Notícia rápida

Categorias