Publicado por: Secom, em: 27/09/19 às 12:53Campanha pede a entrega de animais silvestres
Parceria entre a Prefeitura de Olinda e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH)
Animal silvestre não é pet. Essa mensagem precisa estar clara na mente das pessoas que ainda teimam em cometer o crime de ter em casa espécies como papagaios, araras, jabutis e macacos. Uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) propiciou uma campanha alertando e pedindo para que a entrega voluntária seja feita. Com isso, ganha todo mundo: a qualidade de vida dos animais, saúde dos humanos e todo meio ambiente.
O Secretário Executivo de Planejamento Ambiental de Olinda, Wolney Queiroz, reforçou que mais de 40 milhões de animais, como cães e gatos, vivem nas ruas do Brasil e podem ser adotados pois são domesticados. “Os silvestres não são domesticados e acabam sofrendo muito. É uma crueldade ter esses bichos em casa sem uma autorização especial dos órgãos responsáveis”, afirmou.
Pela manhã, quatro répteis, da espécie cágado-de-barbicha, foram entregues pelo morador Rodrigo Castro. “Meu tio cria há três anos, desde que soube que iam jogar os animais fora. Resolvi trazer assim que fiquei sabendo dessa campanha”, explicou.
O Brasil é um dos maiores exportadores de animais silvestres ilegalmente, de acordo com dados da World Wide Fund (WWF). Uma organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.
Em Olinda, dois pontos de entrega foram montados, funcionando durante todo o dia. Um na Mata do Passarinho e o outro na Praça do Carmo. O número de contato da Unidade de Gestão de Fauna da CPRH é o 3182 8905. A Agência está situada na rua de Santanna, nº 367, bairro de Casa Forte. A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda. Endereço: Estrada do Bonsucesso, 306 – Bonsucesso. Fone: (81) 3439.5535.
Horário de atendimento: 07h30 às 13h30.
Perguntas e respostas feitas pela WWF:
O que é um animal silvestre?
Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.
Como os animais são transportados até as feiras para serem vendidos?
Os meios de transporte mais usados pelos traficantes são caminhões, ônibus interestaduais e carros particulares. Os animais são transportados nas piores condições possíveis. São escondidos em fundos de malas ou caixotes, sem ventilação, e ficam vários dias sem comer e sem beber. Resultado: de cada 10 animais capturados, nove morrem no caminho e um chega às mãos dos compradores.
Você sabia que os traficantes mutilam os animais?
Alguns traficantes costumam rodar os micos pelo rabo para que eles fiquem tontos e passem ao comprador a imagem de que são animais mansos. Muitos cegam os pássaros e cortam as suas asas para que eles não fujam e arrancam os dentes e serram as garras dos animais para que eles se tornem menos perigosos.Quais são os animais mais vendidos?
O papagaio é a ave mais vendida no Brasil e no exterior. Depois dele vêm as araras, os periquitos, micos, tartarugas e tucanos.Por que (mesmo tratando bem) não devemos ter animais silvestres em casa?
Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes.Por que comprar bichos é ilegal?
Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.