Notícias

Caps infantil de Olinda promove ações de combate ao abuso sexual às crianças e adolescentes 

Palestras educativas estão sendo ministradas aos pais e responsáveis como forma de alerta aos sinais de abuso sexual e violência  

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 20/05/21 às 12:33

Por Pedro Morais 

Com o tema “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, em alusão ao Dia 18 de Maio, a Diretoria de Políticas Estratégicas de Olinda, por meio da Saúde Mental, está promovendo nesta semana palestras educativas como forma de alertar aos pais e responsáveis sobre abuso e exploração sexual às crianças e adolescentes.

As atividades estão acontecendo nos dois horários no Centro de Atenção Psicossocial Infantil Valério Maciel Leitão, em Bairro Novo. Além das palestras, panfletos educativos e atividades lúdicas com as crianças, a unidade está decorada nas cores laranja e roxo.

Várias pautas foram abordadas como forma de alerta aos pais sobre os sinais de identificação do abuso sexual e outras violências. Entre eles, a mudança de comportamento da criança, traumatismo físicos, comportamentos sexuais, frequência escolar e demais alterações de hábitos, que podem ser observados como consequência do abuso.

A coordenadora da Saúde Mental de Olinda, a psicóloga Bruna Pires, comenta a importância das ações. “Fundamental essa ação, pois estamos realizando essa semana ações para lembrar o dia 18 de maio e fazer uma alerta sobre o assunto. Além de todo decorado na cor laranja e roxo, a unidade realiza palestra, roda de conversas e entrega de panfletos para pontuar o assunto”, informou.

As palestras estão sendo ministradas pelos profissionais do CAPS. Devido a pandemia, as ações estão cumprindo os protocolos preventivos de contaminação. Além dos debates focando nas famílias, as crianças fazem atividades educativas como construção de brinquedos e pinturas.

18 DE MAIO – A data faz alusão ao caso da menina de oito anos, que saiu de sua casa com destino à escola e, no percurso, foi sequestrada. O fato ocorreu há 43 anos (1973) no Espírito Santo.

Seis dias após o desaparecimento, o corpo da criança foi encontrado em estado de decomposição com sinais de ter sido drogada e posteriormente abusada sexualmente.

Serviço:

– Centro de Atenção Psicossocial Infantil Valério Maciel Leitão, rua Pereira Simões, 72, Bairro Novo, Olinda.

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, demanda espontânea.

 

Pular para o conteúdo