Ouvir a matéria clicar no player
O “Carnaval de Olinda 2025: Todos Juntos numa só Alegria” foi um verdadeiro espetáculo cultural e econômico, com mais de 4 milhões de foliões celebrando nas ladeiras da cidade entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março. Mas a festa foi muito além da música e das cores: ela também se consolidou como um poderoso motor de geração de renda e empreendedorismo local.
Com uma circulação econômica de R$ 1,3 bilhão, baseada em transações via Pix, num período que inclui as prévias carnavalescas deste ano, o evento gerou oportunidades de renda para pequenos negócios e fortaleceu a economia local.
Para esta edição, inclusive, a Prefeitura de Olinda cadastrou 1,3 mil empreendedores do Carnaval, a maioria na modalidade “Tabuleiros”, que são as barracas de comida de rua. Mais de 97,9% desse grupo é morador da Marim dos Caetés, com destaque para o bairro do Varadouro, que concentrou 16,71% dos negócios, mostrando como o evento impacta diretamente a população local.
Uma pesquisa qualitativa, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação e Tecnologia, abordou cerca de 900 foliões, de sábado (1º) a terça-feira (4), para captar mais informações sobre quem veio curtir o Carnaval na Marim dos Caetés.
Na avaliação, entre os pontos fortes da festa, a atmosfera contagiante foi o que mais encantou o público, com 77% dos foliões destacando esse clima único que só Olinda tem. A diversidade de atrações, que agradou 60% dos participantes, também fez com que o evento fosse lembrado com carinho e muita vontade de voltar: 75% dos foliões prometeram estar de volta no Carnaval de 2026.
Com uma taxa de aprovação de 94%, o Carnaval 2025 foi um sucesso absoluto e mostrou mais uma vez que Olinda é um destino de muita folia, cultura e empreendedorismo, além de ser uma fonte de oportunidades para quem trabalha, empreende e celebra a vida na cidade. Em 2026, Olinda promete ser ainda mais vibrante e sustentável, mantendo a tradição de ser uma festa que transforma a cidade e gera um legado de crescimento e prosperidade.
Para realizar o melhor Carnaval de rua do País, a Prefeitura de Olinda buscou parcerias com a iniciativa privada e, de maneira recorde, conseguiu captar cerca de R$ 15 milhões em investimentos. A folia na Marim dos Caetés contou com o patrocínio do Governo de Pernambuco, Amstel, Esportes da Sorte, Coca-Cola, Red Bull, Cheetos, Pitú, Schweppes, Fireball, Grupo Preserve Liserve, Líder Telecom, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Confira todos os dados aqui: COLETIVA DE BALANÇO 2025