Ouvir a matéria clicar no player
O Carnaval de Olinda recebeu mais de 4 milhões de foliões, que celebraram pelas ladeiras da cidade do primeiro dia de 2025 até 10 de março. Nesse período, mais de R$ 5 bilhões em movimentações financeiras feitas em PIX chamaram a atenção da economia.
Para entender melhor o impacto econômico do Carnaval em Olinda neste ano, foram utilizados os dados de transações PIX fornecidos pelo Banco Central, entre 01 de janeiro a 10 de março de 2025. Com base nessas informações, chegou-se ao número de R$ 5.058.240.079,89.
É importante destacar que a temporada de Carnaval em Olinda começa em janeiro, com celebrações oficiais organizadas pela Prefeitura. Os dados indicam que o período de maior concentração de compras ocorreu entre 1º e 15 de fevereiro. É nesse intervalo que se registram as maiores aquisições, especialmente relacionadas ao estoque para os negócios do Carnaval, além de bares e restaurantes, acompanhados pela chegada de turistas e foliões.
01 a 15/01 – R$ 1.056.998.849,46
16 a 31/01 – R$ 1.072.185.155,78
01 a 15/02 – R$ 1.161.904.096,62
16 a 28/02 – R$ 1.042.216.454,96
01 a 10/03 – R$ 724.935.523,07
IMPACTO DO EMPREENDEDORISMO
A maior parte dos empreendedores do período de folia estava localizada em Olinda, com uma concentração no bairro do Varadouro (16,71%). O evento criou oportunidades de emprego e de geração de renda para diversos grupos, especialmente à comunidade local. Afinal, 97,92% dos residentes são de Olinda. O Carnaval da cidade contou com a participação de 1244 empreendedores, sendo assim a distribuição por tipo de comércio.
Tabuleiro – 870
Toldo – 301
Porta e janela – 41
Foodtruck – 21
Brinquedos – 4
Outros – 7
O número médio de pessoas trabalhando por negócio foi de 2,91, sendo a maior composição da força de trabalho formada por familiares (52,35%). Já os ganhos médios desses empreendedores giraram na média de R$ 3.375,47. Terceiro lugar no ranking acima, os comércios do tipo porta e janela projetaram os maiores lucros médios.
A maioria dos entrevistados informou ter entre 30 – 45 anos de idade (31,18%). O estudo foi elaborado pela Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo.