Publicado por: Secom, em: 06/02/18 às 18:17Carnaval gera emprego e renda para catadores de Olinda
Trabalho será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade
Cuidar do meio ambiente, gerar oportunidade de renda durante os dias de Carnaval, esses são os objetivos da parceria que a Prefeitura de Olinda está mediando junto com cooperativas de catadores. Serão aproximadamente 150 pessoas capacitadas para atuar no recolhendo de materiais como latinhas de alumínio e garrafas plásticas. Materiais muito descartados durante a folia e que podem gerar transtornos para a manutenção da cidade se não tiverem o destino correto.
Duas bases de recolhimento vão funcionar na Praça do Carmo, um dos pontos centrais da festa. Para este trabalho, além da Secretaria de Meio Ambiente, com a Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental; participam a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe) e a Associação dos Recicladores de Olinda (ARO).
Os catadores passaram por curso de capacitação e no próximo sábado terão um café da manhã antes de começar a trabalhar. O diretor de diretor de Planejamento e Educação Ambiental da Prefeitura de Olinda, Cristiano Carrilho, destaca que a iniciativa é fundamental para a cidade.
“Ganham todos com a destinação correta. O que iria entupir galerias, canais e outros locais segue para cooperativa, é tratado e reciclado. Os catadores ganham com a venda. Uma boa renda é possível conseguir com a grande quantidade recolhida”, afirmou. No último domingo (04.02) ele coordenou uma ação de conscientização durante as Virgens do Bairro Novo.