Ouvir a matéria clicar no player
A partir desta quarta-feira (26), Olinda inicia a entrega dos kits de trabalho para 302 catadores previamente inscritos na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano. A ação inclui ainda uma Oficina de Segurança e Sustentabilidade, voltada para instruí-los sobre cuidados com a saúde e formas de geração de renda sustentável.
A entrega acontecerá às 13h, na Quadra da Escola Duarte Coelho, com a presença da equipe da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental, patrocinadores e a Cooperativa COOCENCIPE. O kit inclui itens como camisa, boné, luvas e bolsa bag.
Maior operação de Coleta Seletiva do mundo no Carnaval
Olinda se prepara para a maior operação de Coleta Seletiva e Incentivo Socioambiental do mundo durante o Carnaval. A compra e venda dos materiais recicláveis começará na quinta-feira (27) e seguirá ininterruptamente até a Quarta-feira de Cinzas. O pagamento será realizado em dinheiro ou via Pix.
A expectativa é de que até 1.300 catadores participem da operação, coletando aproximadamente 70 toneladas de resíduos recicláveis, o que deve gerar cerca de R$ 150 mil em renda. As inscrições continuam abertas durante o Carnaval, das 8h às 22h, com um aumento significativo de cadastros esperado nos dias de festa.
Apoio, alimentação e incentivos aos catadores
Os catadores cadastrados contarão com suporte ao longo de toda a operação. Entre sexta-feira e terça-feira de Carnaval, será oferecido café da manhã, além de sucos, refrigerantes e água, com patrocínio da Solar Coca-Cola, que também disponibilizará quatro tendas (5x5m) e segurança privada 24h.
Os patrocinadores do evento também garantirão diversos benefícios:
Caixa Econômica Federal: patrocinará um bloco de encerramento exclusivo para os catadores, com brindes, abadás, orquestra e até um boneco gigante de catador desfilando pelas ladeiras de Olinda. Além disso, fornecerá 3.000 camisas UV, 1.500 chapéus, um ponto de hidratação, crachás para a equipe da prefeitura e um grande pórtico na entrada do espaço.
Heineken: doará 1.450 Ecobergs, 1.450 luvas, 1.450 protetores solares e outros auxílios ainda em negociação.
Novelis: investirá diretamente na cooperativa para a compra e venda dos materiais recicláveis e distribuirá 1.200 camisas verdes.
Cada catador receberá um kit contendo:
- 1 Ecoberg
- 1 Camisa Verde
- 2 Camisas UV
- 1 Protetor Solar
- 1 Boné Sombreiro
- 1 Par de Luvas
A iniciativa reforça a importância da coleta seletiva e do reconhecimento do trabalho dos catadores, promovendo não apenas uma festa mais sustentável, mas também inclusão social e geração de renda.