Publicado por: Redação Secom, em: 05/10/23 às 12:14Clínica da Pessoa Idosa de Olinda comemora dois anos com mutirão de serviços
Espaço atende diariamente na Avenida Presidente Kennedy
Fotos: Alice Mafra/ Secom Olinda
Dizer que a Clínica da Pessoa Idosa de Olinda transforma vidas há dois anos não é exagero, afinal é o que dizem pacientes e quem trabalha no espaço, que comemorou a data nesta quinta-feira (05.10). Para lembrar a data foi organizado um grande mutirão, com todos os serviços oferecidos num único dia e ainda tendo o reforço do odontomóvel.
Celina dos Santos tem 78 anos e é vizinha da clínica. E como tal, atendida desde o primeiro dia de funcionamento. Aliás, até um pouco antes. “Antes mesmo de inaugurar, quando estavam construindo, eu já estava vindo aqui para saber quando ia começar, como iria funcionar”, contou.
Ronaldo da Silva, de 64 anos, também é assíduo na unidade desde os primeiros dias e só tem elogios. Ele era atendido na unidade de saúde de Peixinhos. “Agora posso fazer meus check up completo aqui. É ótimo, uma maravilha”, comemorou.
Quem trabalha com os idosos se emociona. Por conta de uma parceria com a Unicap, um grupo de alunos do curso de fisioterapia, supervisionados por um professor, foi à clínica para uma sessão com os pacientes. “É a primeira vez que estou aqui. Adoro trabalhar com idosos pelo modo como eles se dedicam e o entusiasmo que têm”, ressaltou a estudante Isabel Olindina.
O mutirão desta quinta teve atendimento de enfermagem e geriatria, além de fisioterapia, ventosaterapia e acupuntura. O odontomóvel fez 25 atendimentos de limpeza, obturação, extração e aplicação de flúor.
Em dois anos, a Clínica da Pessoa Idosa de Olinda realizou mais de 16 mil atendimentos. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e fica na Avenida Presidente Kennedy, 3533, bairro de Peixinhos. Além do atendimento em geriatria, o espaço oferece práticas integrativas, como acupuntura e ventosaterapia. Fisioterapia, nutrição e testes de glicemia também constam na lista, bem como psicólogo, curativos, retirada e colocação de sondas.
Na farmácia da clínica os idosos também podem retirar seus medicamentos para tratamento de hipertensão, diabetes, analgésico e antibióticos, entre outros. Todos são dispensados mediante receita médica. O atendimento é feito através do serviço de regulação do município. O paciente se dirige a uma unidade ou policlínica e é atendido pelo clínico geral, que fecha o diagnóstico e encaminha para a clínica do idoso. A documentação que precisa ser apresentada é identidade e cartão do SUS.