Publicado por: Secom, em: 02/03/18 às 19:17Código de Vigilância em Saúde de Olinda será formulado com apoio do MS
Tema foi discutido com o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa
Por: Pedro Morais
A cidade de Olinda deverá contar com suporte técnico do Ministério da Saúde (MS) para formatar o Código de Vigilância em Saúde Municipal. O assunto foi tema de uma reunião da diretora de Vigilância em Saúde, Mariurcha Dantas, e o coordenador da Política de Saúde do Trabalhador, Admilson Machado, com o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Jarbas Barbosa. O encontro ocorreu, nesta sexta-feira (02), durante a 1.ª Conferência Nacional em Vigilância em Saúde, em Brasília.
O código também será formulado com orientações de profissionais da Fiocruz e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através dos alunos e professores da disciplina Direito Sanitário do curso de Saúde Coletiva.
A expectativa ainda é de que o documento receba subsídios da Diretoria de Planejamento da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). “Conversamos com o diretor da UNA-SUS, Roberto Vianna, e ele se comprometeu em capacitar, através do Ensino a Distância (EAD), os gestores e inspetores da Vigilância Sanitária, quando o código estiver pronto”, adiantou Mariurcha Dantas.
As discussões em torno da elaboração do código começam nesta segunda-feira (05.03). Os responsáveis pelos setores da própria Secretaria Municipal de Saúde irão formular diversas propostas acerca do assunto.