Publicado por: Secom, em: 23/03/18 às 15:09Concurso de desenho desperta estudantes para preservação da água
Participaram cerca de 1500 alunos do 5º a 6º do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Olinda
Por: Pattricia Viviane
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a empresa Nova Olinda SPE/AS – responsável pelo projeto Olinda + Água, realizou o Concurso Cultural de Desenho, com o tema Água – Preservar para Não Faltar. A ideia foi sensibilizar os estudantes a contribuir para a mudança de valores e ações para o uso sustentável e racional da água.
Cerca de 1500 estudantes do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental I participaram do concurso. O vencedor foi o estudante Edney Oliveira, da Escola Dona Brites de Albuquerque. O desenho dele representou a economia da água no dia a dia. O 2º lugar ficou com a estudante Brenda dos Santos, da Escola Isaac Pereira. Ela desenhou o processo de captação da água da chuva em reservatórios para uso doméstico. Já o 3º colocado foi o jovem João Gabriel Andrade, da Escola Monte Castelo. Ele representou com desenho dois momentos de um adolescente desperdiçando e refletindo sobre a sua mudança de atitude ao economizar a água na hora de escovar os dentes e de tomar banho. Eles foram premiados com tablet, mochila, headphone, troféus, medalhas e certificados.
De acordo com o coordenador social da empresa Nova Olinda, Lúcio Fábio da Silva, fazer este trabalho de parceira nas escolas é propagar o cuidado de preservar de forma racional o uso da água. “Entendemos que os estudantes têm a maior facilidade de adquirir a informação e eles são agentes multiplicadores dessa ideia”, pontuou.
“As águas não tem nação ou território único. A maioria transcende os limites dos municípios, estados, nações. E nós também temos esta responsabilidade de cuidar dos recursos hídricos porque moramos neste planeta”, ressaltou o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.