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Concurso para estimular o gosto pela leitura é realizado em Olinda

Atividade mobilizou cerca de 2,5 mil estudantes

Publicado por: Secom, em: 04/06/19 às 17:41

O estímulo ao prazer pela leitura marca a final do VII Concurso de Leitura das Escolas Municipais de Olinda (CLEMO). O encontro aconteceu nesta terça-feira (04.06), no auditório da Prefeitura de Olinda, no Sítio Histórico, onde foram escolhidos os três estudantes com as melhores colocações. A grande campeã foi a estudante Lavínia Pinheiro do Nascimento Silva, da Escola Ebenezer Gueiros, em Rio Doce.

A iniciativa busca promover o acesso aos livros, oportunizando a ampliação do conhecimento e da cultura. O concurso envolveu 45 escolas da Rede Municipal e, aproximadamente, 2,5 mil estudantes dos quartos anos do Ensino Fundamental. A disputa foi realizada em três etapas. Na semifinal, dez estudantes que obtiveram as maiores notas foram selecionados para esta última fase.

Lavínia vai representar o município no projeto de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores/ASPA – 9º Concurso Ler Bem (Edição 2019). “Fico muito feliz com essa premiação e a partir de agora vou querer ler muitos outros livros”, disse a vencedora do concurso.

O segundo lugar ficou com a aluna Kamilly Gabrielle Costa do Nascimento, da Escola Professor Wilson de Souza, em Ouro Preto. E na terceira colocação ficou o estudante Davi Samuel de Lima, representando a Escola do Bem Estar Social, em Águas Compridas.

O chefe da Divisão de Ensino Fundamental de Olinda, Assis Filho, revelou a importância do concurso para os alunos. “O intuito é que eles desenvolvam, a partir daí, habilidades leitoras e desperte o gosto pela literatura. Todas as ações e projetos desenvolvidos na rede municipal de Olinda são importantes para valorizar e promover ainda mais o nível cultural dos nossos estudantes”, concluiu.

O CLEMO é promovido pela Secretaria de Programas e Políticas Educacionais (SEPPE), através da Divisão de Ensino Fundamental. Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, em 2018, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

AÇÕES INTEGRADAS

A Secretaria de Educação de Olinda tem desenvolvido ações de estímulo à leitura. Entre os exemplos, está o trabalho de alfabetização com contadores de histórias e o concurso anual de leitura, o CLEMO, além da participação da rede nas feiras de livros. Os estudantes aguardam ansiosos pelo dia do evento para adquirirem seus livros e economizarem. Todos os professores também ganham um bônus para a aquisição de livros. A medida faz parte da política de incentivo de formação continuada e valorização ao corpo docente.

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