Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 11/02/22 às 18:27Controle Urbano de Olinda realiza ações ao longo da semana com melhorias para o município
Confira o resumo da secretaria entre os dias 7 e 11 de fevereiro
Texto: Leonam Pereira
Fotos: Marcos Ferreira
Nos cinco dias da semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, através da Executiva de Controle Urbano de Olinda, realizou diversas rondas pela cidade. Foram feitas ações contra descarte irregular, remoção de carroças na orla, notificações e outras orientações. Confira o resumo das atividades realizadas entre os dias 7 e 11 de fevereiro:
Segunda (7)
Food truck irregular: além de estar com aspecto de abandono, o veículo prolifera mosquitos da dengue, próximo do Shopping Patteo, em Bairro Novo. O veículo foi adesivado pelos agentes da Semapu para remoção do local com prazo de três dias pelo proprietário.
Além disso, uma obra irregular foi paralisada em Rio Doce.
Efetivo da Semapu realizou rondas e monitoramentos na orla marítima.
Terça (8)
Efetivo dos agentes de Operações do Controle Urbano monitoraram os pontos na praia de Casa Caiada.
Responsáveis por obras irregulares foram notificados pelos agentes da Semapu nos bairros do Guadalupe e Varadouro.
Quarta (9)
Através das rondas, os agentes do Controle Urbano detectaram um caminhão de pequeno porte realizando descarte irregular nas margens do Canal da Malária, próximo da comunidade do V8 no Varadouro. Os agentes da Semapu, com apoio da Guarda Municipal, informaram ao motorista sobre a proibição de descartar materiais no local. Os agentes do Trânsito informaram que os documentos do motorista e do veículo estão em dia. Os acompanhantes do motorista recolheram para o caminhão os materiais que descartaram no local e foram liberados. Representante da Secretaria de Gestão Urbana também participou desta ação.
Além disso, o efetivo da Semapu realizou rondas e ordenamento na orla marítima. Quiosques que estavam utilizando aparelhos de som foram informados pelos agentes sobre a proibição de utilizar esse material na área de lazer. E ambulantes que estavam no calçadão obstruindo a passagem dos pedestres e bicicletas foram informados sobre a proibição de comercializar no local.
Quinta (10)
O proprietário de um comércio do ramo lanchonete estava descartando irregularmente bagaços de cana-de-açúcar em uma praça localizada no bairro de Tabajara. Os agentes orientaram ao comerciante a descartar os materiais em sacos plásticos. Além disso, para combater o descarte irregular, rondas foram realizadas próximo do Canal do Fragoso. Representantes da Guarda Municipal e da Secretaria de Gestão Urbana participaram da operação. E também o efetivo da Semapu realizou o monitoramento na orla marítima.
Construções irregulares foram paralisadas pelos agentes de Operações do Controle Urbano nos bairros de São Benedito e Jardim Atlântico. Além disso, um morador obstruiu a calçada por pedras do tipo “gelo baiano”, impedindo a passagem dos pedestres locais em Aguazinha. Ele foi orientado pelos agentes da Semapu a retirar do local o material com prazo de 48h.
Sexta (11)
O efetivo do Controle Urbano realizou rondas na orla marítima e detectaram carroças no calçadão. Os operacionais do Controle Urbano orientaram aos proprietários das carroças a retirarem do passeio. Além disso, os agentes de Operações do Controle Urbano intensificaram informando aos comerciantes da orla, sobre a proibição de utilizar aparelhos de som no local.