Notícias

Criançada de Olinda com olhar focado no presente e no futuro dos oceanos

Ação especial, no Bairro Novo, distribuiu sacolas biodegradáveis e promoveu a conscientização das pessoas

Publicado por: Secom, em: 08/06/18 às 12:23

O Dia Mundial dos Oceanos foi celebrado com atividades, nesta sexta-feira (08.06), na orla de Olinda. Com animação e olhos cheios de curiosidade, a criançada foi convidada a conhecer a importância da preservação do ecossistema, mantendo a praia limpa e sempre cheia de vida. Os alunos da Escola Municipal Criança Feliz, localizada no bairro dos Bultrins, participaram de encenações e oficinas de reciclagem, utilizando materiais utilizados por elas no dia a dia.

Os banhistas e frequentadores da praia do Bairro Novo receberam material informativo, sendo alertados sobre o problema do descarte irregular de resíduos no mar e na areia. O fator representa poluição e a morte de centenas de espécies marinhas. Uma tenda especial foi montada no calçadão, nas proximidades da praça do antigo quartel do Exército, sendo comandada por arte-educadores e representantes de organizações ambientais. A proposta se voltou ao estímulo de novos hábitos entre a população.

A ação distribuiu sacolas biodegradáveis e promoveu atividades lúdicas, envolvendo também os pais e educadores. A hora de colocar o pé na areia foi a mais aguardada pelos pequenos, que se dividiram em grupos para recolher garrafas plásticas, papéis, copos, latinhas, entre outros, todos lançados ao longo da faixa da praia. De acordo com a professora Adriana Macedo, a proposta de conscientização é constante. “Faz parte de um trabalho que realizamos na sala de aula, mas que é estendida também aos amigos e familiares”, ressaltou.

A estudante Rafaela Silva, de 10 anos, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental, estava empolgada com a atividade. “Não podemos fazer mais isso. Os peixes morrem e a água fica suja para a gente brincar”, lamentou. Para João Victor, 11, estudante do 5º ano, a essência era a mesma. “A gente tem que cuidar do oceano para ele não acabar”, disse. Quem circulou pela área também aprovou a iniciativa.

Oceanos

Segundo levantamento, mais de oito milhões de toneladas de resíduos vão parar todos os dias dentro dos oceanos. Neste quantitativo, cerca de 80% é composto de plástico, material que leva centenas de anos para desaparecer. A atividade foi realizada em parceria pela Prefeitura de Olinda e a Suez, grupo francês de soluções ambientais e que lidera o Consórcio Nova Olinda, responsável também por obras de abastecimento de água na cidade.

Fotos: Marcílio Albuquerque/Prefeitura de Olinda

Pular para o conteúdo