Notícias

“Cuidar da mente é cuidar da vida” é tema de palestra em Olinda

O evento aconteceu no auditório do Palácio dos Governadores

Publicado por: Analu Pereira, em: 15/01/25 às 13:58

Com o tema “Cuidar da mente é cuidar da vida”, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Saúde, promoveu, na manhã desta quarta-feira (15), uma ação em alusão ao Janeiro Branco, que destaca a importância de conscientizar a população sobre a saúde mental. Durante o evento, foram realizadas rodas de conversa e atividades voltadas para o fortalecimento da saúde mental, abordando temas como o reconhecimento de sinais de estresse, ansiedade e outras condições que impactam o equilíbrio emocional.

A secretária Executiva de Atenção à Saúde de Olinda, Virgínia Fernando, ações como a do Janeiro Branco são essenciais para desmistificar os tabus em torno das questões emocionais e psicológicas, incentivando as pessoas a buscarem ajuda quando necessário e a cuidarem da saúde mental. “A saúde mental desempenha um papel fundamental no bem-estar geral do indivíduo e impacta diretamente em diversos aspectos da vida, como a convivência familiar, as relações profissionais e a qualidade de vida”, reforça.

Ações de conscientização ajudam a quebrar barreiras, promover a empatia e fortalecer a rede de apoio emocional, criando um ambiente mais saudável e solidário para todos. “Além disso, iniciativas como essa são oportunidades para criar espaços de diálogo, reflexão e acolhimento, proporcionando informações, orientação e suporte para aqueles que possam estar enfrentando dificuldades emocionais”, complementa.

Atenção aos Serviços Especializados de Saúde Mental em Olinda

A Secretaria de Saúde de Olinda oferece uma ampla rede de cuidados para quem necessita de acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Além de atendimentos clínicos regulados em policlínicas, há também a possibilidade de tratamentos com práticas integrativas no *Centro de Referência de Doenças Crônicas*, localizado no Alto da Conquista. O objetivo é garantir acolhimento e cuidado integral à saúde mental.

Locais e Serviços Disponíveis para Atendimento em situação de crise:

1. CAPS Nise da Silveira 
– Endereço: Rua 38, nº 2, Rio Doce
– Atendimento especializado para transtornos mentais severos e persistentes.

2. CAPS-AD Dr. Antônio Carlos Escobar
– Endereço: Rua Pereira Simões, nº 155, Bairro Novo
– Especializado no cuidado a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

3. CAPS Infantil Valério Maciel Leitão 
– Endereço: Rua Pereira Simões, nº 72, Bairro Novo
– Atendimento focado em crianças e adolescentes com demandas de saúde mental.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h.

Esses serviços são fundamentais para garantir acesso universal e equitativo ao cuidado em saúde mental, integrando tratamentos clínicos e ações comunitárias em prol do bem-estar de todos os cidadãos.

Pular para o conteúdo