Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 15/04/21 às 8:42Defesa Civil de Olinda alerta para vegetação que traz riscos nas barreiras
Plantas como bananeiras intensificam a possibilidade de acidentes na quadra chuvosa
A Prefeitura de Olinda segue com equipes dia e noite trabalhando na Operação Inverno 2021 e uma das atividades preventivas mais importantes está relacionada ao tipo de vegetação existente nos morros e áreas de risco. Por isso, a Defesa Civil alerta para cuidados que as pessoas devem ter sobretudo neste período em que as chuvas começam a ficar mais intensas. O órgão pode ser acionado todos os dias pela população gratuitamente, pelo 0800.281.2112.
O engenheiro agrônomo da Defesa Civil de Olinda, Luiz Rodrigues Campelo, informa que algumas plantas trazem mais riscos para os moradores, como as bananeiras. “O que se deve fazer é promover a supressão o mais rápido possível, pois a tendência é haver a queda das árvores e consequentemente o deslizamento da barreira provocando o acidente”, alertou. Ainda é comum os próprios moradores realizarem plantio de bananeiras ou outras árvores que no período chuvoso intensificam a possibilidade de acidentes.
Luiz pontua que a preservação da vegetação natural das encostas é grande aliada para evitar deslizamentos. É preciso atentar para o fato de que a presença das gramíneas, que são plantas rasteiras e apresentam sistemas radiculares que retém a erosão, são benéficas. A própria implantação de áreas gramadas é incentivada, desde que respeitados cuidados, como preparação do solo.
“Quando uma encosta é de área de mata fechada, a natureza faz seu trabalho naturalmente, absorvendo todo excesso de água e não deixando a mesma escorrer, evitando assim a erosão do solo e seu consequente deslizamento”, destacou Campelo.
A cidade de Olinda tem 52,08% de suas famílias residindo em áreas de morro, que correspondem a 49,89% da área territorial do município.