Publicado por: Secom, em: 21/09/18 às 16:10Drones reforçam segurança em Olinda
Aquisição dos equipamentos concretiza proposta de campanha do Professor Lupércio
Texto: Juliana Nascimento
Proposta do plano de Governo do prefeito de Olinda, Professor Lupércio, para área de segurança na cidade, os drones tornaram-se realidade. Nesta sexta-feira (21.09) foram lançados dois equipamentos, que vão servir para ajudar no apoio da Guarda Municipal. Modelo mavic,as ferramentas foram adquirida
O lançamento foi realizado na Secretaria de Segurança Urbana, no Varadouro, pelo Professor Lupércio. “Estamos muito felizes em cumpri o que prometemos. Os drones vão auxiliar de forma mais rápida o monitoramento das situações de risco. A nossa Guarda, junto com as polícias, está cada vez mais preparada para agir na segurança e oferecer mais tranquilidade à população”, ressaltou.
Num primeiro momento, dois guardas municipais estão aptos para manusear os drones. Os equipamentos são ligados diretamente aos aparelhos de celulares ou tablets para transmitir a operacionalidade dos dispositivos, informações de mapas e localização para quem o pilota. Os drones têm registro de certidão de cadastro de aeronave não tripulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos recreativos e não recreativos.
Os drones têm alta resolução de 4K e bateria com capacidade de até 28 minutos ininterruptos, e, podem captar imagens de até 7km de quem está operando. De acordo com a lei de segurança, eles podem chegar até mais ou menos 120 metros de altura, mas a capacidade máxima é de 500.
“Nós não temos informações desse tipo de ação aqui no Estado, então podemos servir de espelho para outros municípios. Essa intervenção vai nos possibilitar adentrar mais ágil nos becos e em lugares que não conseguiríamos se estivéssemos de carro. Em situação, por exemplo, de tráfico de drogas, as imagens dos drones vão mostrar a roupa do suspeito ou para onde ele foi e isso vai facilitar nossa ação”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Pereira Neto.
Segundo informações da certidão do registro obtido, é de responsabilidade dos dois operadores tomar providências necessárias para a operação segura da aeronave, assim como conhecer e cumprir os regulamentos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e de outras autoridades competentes.