Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Evento valoriza conhecimentos indígenas, quilombolas e ribeirinhos e reforça compromisso da rede municipal com a inclusão e a diversidade

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Respeitar e integrar os saberes matemáticos de diferentes grupos culturais ao currículo escolar foi o foco do Encontro Formativo promovido pela Secretaria de Educação de Olinda, nessa segunda-feira (7).

A formação teve como público-alvo professores de matemática dos anos finais, coordenadoras e coordenadores pedagógicos, além de docentes readaptados.

Com o tema “Epistemologia Chokwe (Angola) e Conhecimentos Quilombolas (Brasil) por uma Educação Etnomatemática Decolonial”, o evento contou com palestra do professor Carlos Mucuta Santos, doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Divulgação/Secretaria de Educação Olinda
Divulgação/Secretaria de Educação Olinda

O encontro, realizado no auditório do Palácio dos Governadores, na sede da Prefeitura de Olinda, reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do conhecimento local e com a promoção da diversidade na sala de aula.

Wadilson Santiago, técnico chefe da Divisão Étnico-Racial da Secretaria de Educação de Olinda, destacou a importância da iniciativa:

“Nosso propósito é valorizar o conhecimento local, respeitando e integrando os saberes matemáticos de diferentes grupos culturais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos, ao currículo escolar. Isso contribui para a inclusão e combate ao preconceito e à discriminação, reconhecendo os diferentes saberes matemáticos existentes”, explicou. 

Notícia rápida

Categorias