Notícias

Em Olinda, 40ª Águas de Oxalá festejou a paz e abriu caminho para ciclo carnavalesco

Neste ano o tema da celebração foi “O caminho para paz começa dentro de nós”

Publicado por: Redação da Secom, em: 09/01/23 às 10:12

Após dois anos de hiato, no último domingo (8), Olinda celebrou a tradicional Águas de Oxalá, que neste ano completou 40 anos de celebração religiosa. Na cerimônia, o povo de Matriz Africana, turistas e foliões pediram proteção, tranquilidade e paz para o Carnaval que se aproxima. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Olinda. 

Neste ano o tema escolhido foi “O caminho para paz começa dentro de nós”. A concentração aconteceu no largo da Igreja do Bonfim, na Rua do Bonfim, onde aconteceu a lavagem simbólica da escadaria da igreja. A celebração reuniu adeptos de Matriz Africana, foliões e turistas que vieram até ao Sítio Histórico da cidade para assistir aos ensaios carnavalescos e apresentações culturais. 

Batedores da Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade abriram caminho para o tradicional cortejo que saiu às 16h30, da Rua do Bonfim. De lá, seguindo pela Rua da Misericórdia, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Guadalupe, Rua Severino José Ramalho, Avenida Joaquim Nabuco, Avenida Pan Nordestina, Rua Carmela Dutra, Maria Candido Correia, Rua São Paulo, chegando até o Terreiro Roça de Oxum Opará, na Vila Popular. 

A celebração das Águas de Oxalá foi idealizada pelo babalorixá Raminho de Oxossi, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. A festa religiosa tem como enfoque o louvor ao orixá Oxalá, criador da terra e dos homens, na tradição de matriz africana.

Pular para o conteúdo