Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 18/11/22 às 16:29Em Olinda, cães participam da seleção do projeto Bolinha de Pelo para atuação nas escolas municipais
Iniciativa é aplicada junto a pessoas deficientes, no desenvolvimento das atividades pedagógicas e cotidianas
Por Almir Pereira
O projeto Bolinha de Pelo, que conta com o apoio da Prefeitura de Olinda, iniciou a seleção, nesta sexta-feira (18), para a escolha de cães das raças Golden Retriever e Labrador, com idades de 1 a 5 anos, no caráter de ação voluntária. O objetivo é desenvolver a aprendizagem pedagógica para crianças com deficiência, matriculadas na Rede Municipal de Ensino, por meio do sistema de intervenção assistida.
As inscrições serão feitas exclusivamente online, até o dia 30 de novembro, com a necessidade do envio da ficha de inscrição, através do instagram: @bolinhadepelooficial. Os requisitos para o processo incluem os animais serem dóceis e amigáveis, além de realizarem comandos básicos de adestramento. Já os tutores, precisam estar interessados no aprofundamento teórico metodológico em Intervenção Assistida por Animais (IAA).
A iniciativa começou a ser aplicada junto a crianças e adolescentes matriculados no Centro Integrado de Atenção à Criança Professora Norma Coelho (Caic), localizado no bairro de Peixinhos. Com o desenvolvimento das ações, as Escolas de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, no Amaro Branco; Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins; a Monte Castelo, em Rio Doce, a Pro-Menor, em Rio Doce e a Claudino Leal, em Tabajara foram também interligadas ao projeto.
O Bolinha de Pelo atende a 150 estudantes com deficiência, nos turnos da manhã e tarde, desde 2016. O planejamento traz a identificação, acessibilidade e a elaboração que é desenvolvida com os professores, para o benefício das atividades cotidianas e seu progresso global.