Notícias

Em Olinda, encerramento da semana comemorativa aos 40 anos de Patrimônio Mundial celebra a arte e destaca novos investimentos

Importantes equipamentos arquitetônicos e culturais serão requalificados na cidade

Publicado por: Alice Mafra, em: 17/12/22 às 10:53

Apresentações artísticas e o lançamento de projetos para a revitalização do circuito histórico da cidade marcaram, nesta sexta-feira (16), o encerramento da Semana de Preservação – Olinda 40 Anos de Patrimônio Mundial. As atividades celebraram as quatro décadas do título Cultural da Humanidade, envolvendo a capacitação técnica, além da discussão sobre os avanços já conquistados e os desafios para o futuro. A iniciativa teve como foco a parceria entre o poder público e toda a sociedade, na construção de uma cidade cada vez melhor.

Na oportunidade, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, anunciou importantes trabalhos, com editais recém publicados no Diário Oficial, para a requalificação de equipamentos culturais e arquitetônicos. Os investimentos, que somados atingem a ordem de R$ 2,5 milhões, seguem em processo licitatório, com previsão de ponto de partida no primeiro semestre de 2023. Entre eles está o tradicional Mercado da Ribeira, localizado na Rua de São Bento. O atrativo turístico e de comercialização, que recebe visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, vai receber um pacote de revitalização estrutural, hidráulica e elétrica, além de serviços de pintura, recuperação do telhado e fachada, entre outras ações.

O gestor também destacou a reforma integral do Coreto da Praça do Carmo, importante construção, que conta um pouco da história da Marim dos Caetés. A peça faz parte do conjunto monumental do Carmo, que também será alvo de ações de preservação ao longo do próximo ano. Ainda neste leque, figuram a recuperação do acervo do Arquivo Público Municipal Antonino Guimarães; e a retomada do Cine Olinda, resgatando o funcionamento do equipamento centenário, inaugurado em 1911. O programa contempla serviços de pintura; instalação de balcão e bancadas; aquisição de louças; esquadria; reforma do piso e teto; revestimento de paredes; alvenaria; fechamentos; painéis, divisórias e restauro.

“É sempre motivo de alegria e orgulho para todo o povo olindense, os esforços para requalificar e preservar a memória da nossa cidade. Além de conhecida pela alegria e beleza, Olinda tem a arte, a cultura e a história como grandes marcas de sua trajetória. Nosso papel sempre será de manter essa chama acesa e viva”, destacou Lupércio, ao lado de representantes da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, e demais gestores presentes ao evento.

A festividade de encerramento da Semana de Preservação – Olinda 40 Anos de Patrimônio Mundial contou com seresta, apresentações circenses e teatrais, as notas da Orquestra Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo) e, ainda, a fixação, no Palácio dos Governadores, de uma placa especial alusiva a importante data. Desde a época em que o título foi conferido, até os dias atuais, a cidade assinala refinamentos na decoração das suas principais estruturas urbanísticas e arquitetônicas, contrastando com a charmosa simplicidade do seu casario.

Pular para o conteúdo