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Uma importante parceria do Grupo Curumim com a Divisão de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Educação de Olinda, nesta quarta-feira (23), levou palestras e roda de conversa, abordando o combate à violência contra a mulher. Além de alunos, o encontro se estende à pais, educadores e toda a comunidade em volta. O encontro ocorreu na Escola Pastor David Richard Blackburn, localizada na Avenida Hamurabi, no Alto da Bondade.
De acordo com o técnico da área, Wadilson Santiago, a palestra tem como objetivo, refletir com a comunidade escolar, a violência contra a mulher, como um problema grave e complexo que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, incluindo o Brasil. “Essa violência se manifesta de diversas formas, desde agressões físicas e sexuais até a violência psicológica, moral, patrimonial e virtual”, explicou.
Importante destacar que, o município de Olinda conta com o programa “Maria da Penha vai à Escola”, uma ação educativa que busca sensibilizar e formar estudantes, educadores e profissionais da rede de ensino sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher.
O Decreto Nº 027/2025, que institui o programa foi assinado pela prefeita Mirella Almeida, no último dia 26 de março deste ano. “Para que possamos crescer e viver em uma sociedade mais justa e igualitária, é necessário o envolvimento de todos, inclusive das crianças, que são o nosso futuro, por isso, o ‘Maria da Penha vai à Escola’ é fundamental”, enfatizou a prefeita Mirella Almeida.
A iniciativa estabelece diretrizes para a abordagem de temas como:
• Desigualdade de gênero, papéis sociais e machismo
• Patriarcado e racismo
• Tipos de violência contra a mulher
• Legislação vigente, incluindo a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio
Além disso, o programa prevê:
• Capacitação de profissionais da educação para atuarem como multiplicadores na promoção da equidade de gênero e na prevenção da violência contra a mulher no ambiente escolar;
• Inclusão da temática nos projetos pedagógicos das escolas municipais, por meio de atividades interdisciplinares e metodologias participativas.