Notícias

Em Olinda, gestores escolares participam de encontro comemorativo aos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Programa foi promovido pela Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), em parceria com a Secretaria de Educação de Olinda, Conselho Tutelar e Unidades de Ensino

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 13/07/22 às 14:19

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Departamento da Criança e do Adolescente (DPCA), promoveu o evento comemorativo aos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O encontro ocorreu na Biblioteca Pública Municipal, localizada no bairro do Carmo. A iniciativa reuniu gestores escolares e membros do conselho escolar, incluindo pais, estudantes e demais representantes da comunidade.

Durante o ato comemorativo, temas como os direitos da criança e do adolescente foram levantados e debatidos a respeito da sua importância. De acordo com a coordenadora do programa Prevenção Legal, Gisele Pereira, este trabalho é realizado há cerca de sete anos, em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo do evento é que todos os atores do sistema de garantia aos direitos ensinem às crianças a quem recorrer, em casos de violação.

“A gente desconstrói a visão da sociedade de que segurança pública é só para reprimir e punir. Pensamos como justiça restaurativa, como justiça amiga, como ponte da rede de restauração da criança e do adolescente”, destacou. O programa “Prevenção Legal: se liga no sistema” é uma iniciativa em que são oferecidas palestras como direitos e deveres da criança e do adolescente; uso de drogas ilícitas; atos infracionais e outros assuntos pertinentes. Ainda de acordo com a organização, a partir do segundo semestre deste ano, duas escolas do município de Olinda receberão essas palestras, semanalmente, beneficiando cerca de 40 crianças, conforme a demanda da unidade de ensino.

Por Vanessa Morais

Pular para o conteúdo