Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 25/01/23 às 16:02Em Olinda, Policlínica de Ouro Preto passa a ofertar teste do pezinho
Exame infantil está disponível na unidade, todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, por demanda espontânea
A Secretaria de Saúde de Olinda amplia a oferta de exames do teste do pezinho na rede de atendimento da cidade. A partir desta sexta-feira (27), a população pode buscar também a Policlínica Ouro Preto, situada na rua Peixe Agulha, no bairro de mesmo nome. O serviço será disponibilizado, uma vez por semana, no horário das 8h às 12h, por meio de demanda espontânea.
O Teste do Pezinho é considerado essencial para diagnosticar, de forma precoce e preventiva, diversas doenças no recém-nascido, como o hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e as hemoglobinopatias. O procedimento consiste na coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar em papel filtro especial. O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso.
A recomendação é para que a família leve o bebê para realizar o exame entre o segundo e o quinto dia do nascimento. Fora desse período, a análise não é invalidada, mas a efetividade pode ser reduzida. O teste do pezinho é de extrema importância para a saúde da criança, protegendo-a de problemas que podem interferir em seu desenvolvimento físico e mental por toda a vida.
Com informações de Pedro Morais