Notícias

Em Olinda, série de ações marca a conscientização sobre o autismo

Encontro multidisciplinar e duas caminhadas assinalam a programação, que se estenderá por todo o mês de abril

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 30/03/23 às 17:00

O Ciclo de Abril, que assinala a importância da conscientização sobre o autismo, será celebrado com uma série de atividades, desenvolvidas pela Prefeitura de Olinda. A programação já teve o início antecipado, neste mês de março, e conta com atividades nesta sexta-feira (31), com um encontro multidisciplinar voltado para crianças e seus familiares. O evento acontece, das 8h às 12h, na sede do Capacita NIDI, localizado na Vila Olímpica de Rio Doce.

No sábado (1º), será a vez da Caminhada de Conscientização sobre o Autismo, com concentração a partir das 7h, nas proximidades da praia do Zé Pequeno, na orla do Bairro Novo. O movimento pretende impactar banhistas, moradores e demais frequentadores da região sobre a importância do respeito, inclusão e conquista de direitos. O ponto de dispersão será próximo ao Edifício Ophion, na altura do número 2267, da Avenida Ministro Marcos Freire.

Já na segunda-feira (3), a gestão município vai reforçar mais um ato especial de marcha pela causa, organizado pela Associação de Mães Especiais (AME). O ponto de partida ocorre na sede da liderança de moradores da Terceira Etapa de Rio Doce. O movimento vai percorrer as principais vias da comunidade e seguir até o Estádio Grito da República, na Avenida Brasil, um dos mais importantes corredores de circulação da cidade.

TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

Saiba mais:

⇒ Olinda promove ação em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

⇒ Projeto para crianças autistas de Olinda vira modelo para Pernambuco

Pular para o conteúdo