Publicado por: Secom, em: 17/04/18 às 21:12Enfermeiros das policlínicas de Olinda fazem capacitação sobre teste rápido de HIV
Por: Júlio César Gomes
A Diretoria da Atenção Especializada (DAE) e a Coordenação de DST /AIDS de Olinda iniciaram, nesta terça-feira (17.04), um treinamento prático de teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C para profissionais da rede municipal. A capacitação foi destinada aos enfermeiros que atuam nas policlínicas da Mulher, em Bairro Novo; policlínica Sony Santos, em Peixinhos, além das policlínicas de Jardim Fragoso e Ouro Preto. O trabalho prossegue até esta quinta-feira (19.04). A Secretaria de Saúde deve ampliar o efetivo de enfermeiros para descentralizar o atendimento no município.O trabalho prático ocorre no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo. A abordagem teórica é realizada via internet, no endereço: telelab.aids.gov.br.
As orientações compõe um conjunto de estratégias que se propõem a qualificar e a ampliar o acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV, detecção da sífilis, Hepatites B e C. “Estamos realizando essas capacitações com o objetivo de reduzir a transmissão dessas doenças no município e facilitar a população na detecção precoce dos casos positivos,” declarou a diretora da Atenção Especializada em Saúde da cidade, Luciana Galvão.