Notícias

Escola Lions Dirceu Veloso promove bate-papo com adolescentes sobre drogas

Ação do Programa Prevenir é Cuidar realizou atividade nesta quinta-feira (05)

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 05/12/24 às 16:20

Jovens de 14 a 16 anos participaram, nesta quinta-feira (05), de ação do Programa Prevenir é Cuidar, com um bate-papo com adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas. As orientações aconteceram para os alunos do nono ano da Escola Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas realizaram a atividade.

As orientações foram feitas pela facilitadora Giovana Tenório, de apenas 16 anos. A escolha da jovem foi estratégica, pois ela “fala a língua” dos alunos. Com muita desenvoltura, a escolhida disse frases impactantes, como “vício é um transtorno mental”, “quem oferece droga não é seu amigo” e “dependência química é um transtorno”.

Além das palavras de Giovana sobre os riscos das drogas, álcool e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), os alunos da Dirceu Veloso interagiram com a apresentação. O estudante Davi destacou: “É importante lembrar que a droga é ruim, vicia, destrói e mata. É um caminho sem volta depois que entra”.

Por fim, os alunos fizeram um teatro com personagens como “curioso”, “a voz do inimigo”, “sonhos e objetivos” e “amigos e família”. Na cena, os adolescentes simularam como um usuário entra no mundo das drogas e o que ele perde ao seguir nesse caminho após as más influências.

Pular para o conteúdo