Publicado por: Secom, em: 18/04/18 às 13:59Especialistas discutem implantação de consultório farmacêutico em Olinda
Proposta foi avaliada com profissionais do CRF-PE
Por: Pedro Morais
Técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) de Olinda se reuniram com membros do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), na sede da entidade, bairro do Espinheiro. Na pauta do encontro, além de discussões sobre a implantação do consultório farmacêutico dentro das farmácias no município, a atualização do Código Sanitário da cidade. A reunião foi realizada na última segunda-feira (16.04).
A autorização dos serviços está baseada na Lei Federal 13.021/2014, conforme publicação em Diário Oficial/2017 da Lei Estadual 16.317, que atribui às farmácias um caráter de acolhimento e reforça do papel do farmacêutico.
“Estamos trabalhando para Olinda implantar do Consultório Farmacêutico, sobretudo por conta da discussão e reformulação do nosso Código Sanitário. Isso será mais um avanço no empreendedorismo da nossa cidade e mais uma conquista da gestão do nosso prefeito, professor Lupércio”, destacou a diretora da DVS, Mariurcha.
O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson Johnson Cordeiro, destaca a valorização profissional. “A implantação do Consultório Farmacêutico vem fortalecer a categoria e consequentemente trazer mais benefícios à população, pois no âmbito da gestão buscamos também desenvolver ações e atividades que qualifiquem os profissionais da rede para promover uma saúde com mais qualidade”, pontuou.
Participaram das discussões a presidente do CRF-PE, Gisêlda Lemos; o conselheiro federal, Bráulio César; os assessores jurídicos, Jorge Neves e Roberto Cotias; o procurador do CRF, Bergson José, além de Daniela Monteiro, membro da comissão da visa do CRF/PE.
O município foi representando pela própria diretora da DVS, Mariurcha Dantas; além do gerente da Divisão de Controle de Medicamentos e Correlatos da DVS, Cláudio Caldas, e Cibelly Umbelino, da Vigilância Sanitária.