Notícias

Estudantes comemoram aniversário de Olinda e convidam Duarte Coelho e dona Brites para a festa do rei

Peça teatral resgatou a história da fundação da cidade

Publicado por: Secom, em: 16/03/18 às 19:47

 

Por: Patricia Viviane

Na parede, uma obra de arte pintada em tinta guache pelo funcionário Cleonildo José Nazareno, que retrata a Olinda colorida, dando as boas-vindas aos atores e a plateia. Aos poucos, o cenário começa a ser montado com a chegada das crianças- trajadas de índios mirins-, do coral, músicos da banda do Rei, cozinheiros e confeiteiros do bolo de aniversário. E claro, não poderiam faltar os convidados principais, Duarte Coelho e sua esposa, Dona Brites de Albuquerque, representados pelas crianças José Marcos e Evellyn Dias.

Foi assim, que mais de 100 alunos da Escola Municipal Alan Kardec, em Salgadinho, estiveram em ação, na manhã desta sexta-feira (16), para encenar a peça teatral Aniversário de Olinda!, que transcorreu no último dia 12 de março, quando a cidade completou 483 anos.

O intuito desse projeto transcende a melhor absorção dos conteúdos históricos, no sentido de que busca, também, o desenvolvimento de outras habilidades como a oratória,  criatividade, disciplina, presença de palco e a desinibição”, explica a gestora da escola, Simone Cokle.

A peça teatral foi baseada no livro “O Aniversário do Rei”, de Rosângela Lima, que teve roteiro adaptado e assinado pelas professoras Lígia Maria da Silva e Karina Gomes. Dividida em dois atos, a peça teve a proposta de reforçar a leitura e interpretação.

No primeiro ato, a montagem utilizada apresentou uma linguagem poética e musical com cenas que retrataram a fundação de Olinda, a partir da chegada de Duarte Coelho e Dona Brites. Na segunda parte entram em cena os jardineiros, cozinheiros e  a costureira que faz a roupa do aniversariante, o rei.

No meio da plateia estava o estudante Guilherme Vitor, 10, que numa postura bastante aguçada para a idade elogiou a iniciativa. “Esta peça foi muito importante, pois a gente nunca deve esquecer o próprio aniversário nem a data de fundação de nossa Olinda”, enfatizou.

“O empenho de toda a comunidade escolar resultou numa apresentação com toques de criatividade e pesquisa. Constatamos que as crianças estavam bastante sintonizadas com a história da cidade, destacou a professora Lígia Maria, que contou ainda com o apoio da coordenadora Laura Leite e da funcionária e Joana da Silva.

O secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, descreveu as apresentações como um momento de muita aprendizagem. “Todas as crianças demonstraram empenho e satisfação na realização da peça teatral. Cumpriram a comemoração ao aniversário de Olinda como um fato de grande importância histórica tanto para a cidade como para a comunidade escolar”, afirmou.

 

 

 

Pular para o conteúdo