Publicado por: Redação Secom, em: 01/12/21 às 9:46Estudantes da Escola Dom Azeredo Coutinho recebem palestras de como entrar no mercado de trabalho
Iniciativa integra estratégia de suporte para a retomada econômica
Por Pattrícia Viviane
Com objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, através da teoria e prática, estudantes do 9º ano matriculados na Escola Municipal Dom Azeredo Coutinho receberam nesta terça-feira (30.11) palestra sobre o como conseguir entrar no mercado de trabalho, através do Programa Jovens Aprendizes, do Centro de Integração Empresa e Escola de Pernambuco (CIEE).
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Esportes e Juventude e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação que tem a proposta de dar orientações para os pais, jovens e empresários de como legalmente criar estágios nas empresas, como os jovens podem ser contratados e inseridos no mercado de trabalho.
Segundo a atual legislação brasileira, jovens menores de 18 anos podem trabalhar com autorização dos pais a partir dos 14 anos, sendo que abaixo de 16 anos somente podem trabalhar quatro horas diárias no programa “Menor Aprendiz” e abaixo dos 18 anos no máximo seis horas diárias nos programas jovem aprendiz ou como estagiários.
Durante a palestra, o assistente de Programas Sociais do CIEE, Weverton Santos, deu dicas em relação a conseguir a vaga de trabalho. Entre elas, ter o currículo direcionado para a vaga que deseja; demonstrar interesse durante a entrevista; identificar as habilidades e conhecimentos que a empresa espera, se adiantando na formação de um curso como excel ou pacote office, por exemplo. “Se prepare para entrevista, fique tranquilo que o que tiver que acontecer será. Caso você não passa de primeira, não é algo pessoal, não significa que você não é bom o suficiente, afinal, isso faz parte da experiência de estar no mercado de trabalho e eventualmente você vai conseguir a sua chance”, finalizou.