Notícias

Estudantes da Escola Maria da Glória Advíncula iniciam as férias com visitas virtuais culturais

Atividades são ricas de conhecimento sobre Olinda

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 07/07/21 às 11:11

Por Pattrícia Viviane

A Escola Maria da Glória Advíncula, no Guadalupe, com a proposta de dar um maior conhecimento aos alunos sobre a história de sua cidade e apresentar a dinâmica de trilhas como atividade física, repaginou em vídeos-aulas o seu projeto Trilha Cultural Esportiva: Olinda, conhecendo nosso patrimônio.

O professor Pedro Botelho traçou um planejamento de percursos históricos na cidade com paradas estratégicas nas Igrejas, Mirantes, Ruas, Farol, Casas Antigas, Mercados, Bicas, Lojas, Museus, Horto e Parques. Nessas paradas ele conta “in-loco” a História, Cultura, Arte, Ecologia e Meio-Ambiente do Sítio Histórico de Olinda.

Os vídeos curtos de até um minuto são enviados aos grupos de Whatsapp da unidade de ensino. Além do conteúdo histórico, o professor aborda durante sua caminhada a importância do alongamento, frequência cardíaca; gasto energético, diferenças entre a entre caminhada e corrida; meio ambiente e muito mais.

A escola ainda promove debates, atividades de perguntas e respostas, elaboração de desenhos e redações com os temas vivenciados. A grade diversificada e os conteúdos têm feito maior sucesso entre os estudantes e vem cada vez mais transmitindo conhecimento e fortalecendo a aprendizagem dos estudantes no período de férias.  Saber sobre as curiosidades e a história do lugar que residem, resgatam o sentimento de pertencimento e reconvenção social para os estudantes Wiiliem Aderson de Souza, João Pedro Dias e Maria Izabela de Azevedo.

Nestas férias, uma vez por semana, os estudantes do ensino fundamental anos iniciais navegarão por um bairro diferente. Em Guadalupe, a história da Igreja do Guadalupe; no Bonsucesso, o Bloco Carnavalesco o Homem da Meia-Noite; a Bica dos Quatro Cantos; o Palácio dos Governadores e muito mais.  Para o Secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva, este projeto vem somar com o nosso programa Olinda, Patrimônio que Educa e ao tema letivo, Reconect@ndo  aprendizagens.  “Transpor museus, exposições e monumentos do patrimônio cultural brasileiro do mundo real para o virtual é o exercício de nossa equipe na busca da valorização do que somos. Promover a plural identidade brasileira tem sido nosso ideal”, afirmou.

 

Pular para o conteúdo