Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

A programação faz parte da Semana de Educar para Igualdade Racial, com alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Secretaria de Educação de Olinda promoveu, nesta segunda-feira (24), um Tour Afro-Centrado pelo Sítio Histórico da cidade, com alunos dos 6º e 7º anos da Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, do bairro do Amaro Branco. A ação faz parte da Semana de Educar para Igualdade Racial, organizada pela Divisão Étnico-Racial, em parceria com o Programa de Educação Patrimonial e Cultural. 

No passeio Afroturístico, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e se aprofundar dos locais e das personalidades negras representativas de Olinda, fortalecendo a consciência antirracista. A secretária de Educação de Olinda, professora Edilene Soares, reforça a importância do combate ao racismo, destacando que é preciso mais do que reconhecer a injustiça, agindo ativamente contra ela. ”Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, concluiu.

De acordo com o professor e coordenador do Programa de Educação Patrimonial e Cultural da Secretaria de Educação de Olinda, Augusto Ribeiro, durante o percurso, foram visitados espaços que guardam as memórias das lutas e resistências dos negros que viveram na cidade, no período da escravidão no Brasil, além de relembrar as histórias e contribuições para a valorização da cultura afro-brasileira. O gestor ainda ressalta a importância de reconhecer esse passado para que jamais se repita. “Escravidão nunca mais”.

 

Notícia rápida

Categorias