Ouvir a matéria clicar no player
Um projeto enriquecedor e inesquecível está movimentando as escolas da Rede Municipal de Ensino de Olinda. É o ArteFrevar, iniciativa que valoriza arte, cultura, patrimônio, história e identidade, por meio de oficinas que exploram as histórias, cores, vivências e registros do carnaval da cidade, contemplando estudantes de diversas unidades de ensino.
O projeto é fruto de uma parceria entre a tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos e a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa de Educação Patrimonial e Cultural, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Na abertura, realizada nesta terça-feira (15), a sede da Pitombeira dos Quatro Cantos, localizada na Rua Vinte e Sete de Janeiro, no Carmo, abriu as portas para os alunos da Escola Rotary de Olinda.

De acordo com Suanny Pimentel, idealizadora do projeto, “a proposta é proporcionar um mergulho sensível no universo do frevo, utilizando a música, a cidade e registros fotográficos históricos como recursos para esse aprendizado”.
O professor Augusto Ribeiro, coordenador do Programa de Educação Patrimonial e Cultural da Secretaria de Educação, explica que, além de vivenciarem as histórias e tradições do carnaval de Olinda, os estudantes participam de oficinas de confecção de máscaras, num gesto lúdico e simbólico.
“O objetivo é plantar, desde cedo, a semente da preservação das manifestações culturais populares e valorizar o patrimônio cultural da nossa cidade”, destacou o professor.
O presidente da Pitombeira dos Quatro Cantos, Hermes Cristo, também reforçou a importância da iniciativa, ressaltando “a força da cultura local como instrumento de formação cidadã e identidade do povo olindense”.
Outras escolas da rede municipal também participarão dessa importante ação cultural, além de outras iniciativas que serão realizadas em parceria com a Pitombeira.
