Publicado por: Secom, em: 10/12/19 às 17:04Estudantes de Olinda aprendem sobre preservação patrimonial
Atividade externa foi realizada em casarão da Rua Bernardo Vieira de Melo, no Sítio Histórico
Na Cidade Patrimônio, estudantes da Rede Municipal de Ensino têm a oportunidade de aprender sobre as técnicas de restauração de azulejos antigos e a importância da preservação dos prédios históricos. A atividade extra-classe em Olinda, nesta terça-feira (10.12), contou com estudantes da Escola Maria da Glória Advíncula, localizada no bairro do Guadalupe. Os alunos, com idades entre 7 e 9 anos, conheceram o casarão Sociedade Beneficente de Artistas e Operários, que recebe uma intervenção de restauro e educação patrimonial.
O imóvel exibe revestimento em azulejos franceses do século XIX, padrão raro em Pernambuco, sendo capaz de encher os olhos da garotada. O grupo animado, concluintes do 2º ano do Ensino Fundamental, participou de uma sessão de vídeos educativos, além de oficinas de desenho e pintura. De acordo com a coordenadora do projeto, Flávia Sutelo, a iniciativa busca despertar o interesse pelo passado, valorizando o presente. “É uma apropriação da nossa história, com a chance de refletir sobre a arte e sua contribuição na formação do cidadão”, explicou.
A pequena Maria Gabriela, de 9 anos, esbanjava encantamento ao conhecer os processos de fabricação das peças em cerâmica. “Gostei de aprender e de pintar”, contou. O sentimento era compartilhado por Salomão, 8, que desenhava traços livres sobre o azulejo. “Muito legal! Vou contar para os meus amigos”, revelou. Segundo a professora da turma, Cleide Veloso, a atividade beneficia o conteúdo programático. “O saldo é muito positivo. Uma grande soma, onde também podemos trabalhar as disciplinas de história, geografia, entre muitas outras”, ressaltou.
O projeto é realizado com incentivo do Funcultura Estadual, com autorização do IPHAN e do Conselho de Preservação do Sítio Histórico, contando com o apoio da Prefeitura de Olinda. Segundo a organização, na obra serão realizados serviços de conservação e restauração dos ornatos e aplicados, tratamento das esquadrias em madeira e dos gradis metálicos, verificação do sistema de águas pluviais, preservando as técnicas construtivas tradicionais.
Fotos: Sandy James