Publicado por: Secom, em: 29/11/19 às 17:03Festival da Tapioca de Olinda vence Prêmio Nacional do Turismo
Iniciativa movimenta a economia local e concorreu com dezenas de projetos de todo o país
O Festival da Tapioca de Olinda é o grande vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2019. O título é concedido pelo Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o Conselho Nacional do Turismo. O propósito é de reconhecer as iniciativas de destaque e inovação no segmento. A programação gastronômica, de negócios e lazer é realizada na cidade, desde 2017, concentrando um público estimado em 100 mil pessoas, durante três dias de festa. A iguaria feita de goma reúne criatividade e sabor, comercializando mais de 80 mil unidades e movimentando cerca de R$ 3 milhões na economia local.
A ação em Olinda concorreu na categoria “Produção Associada ao Turismo”, junto a uma média de 50 projetos oriundos de todo o país. O critério de escolha traz como foco a integração da produção local à cadeia produtiva do turismo, apresentando resultados tangíveis. De acordo com o secretário-executivo de Turismo de Olinda, Uyrandei Lemos, o Festival da Tapioca traz como determinante a capacidade de agregar valor ao produto turístico. “Passamos a fazer parte do calendário nacional e internacional, enaltecendo o belo trabalho das tapioqueiras e toda a nossa riqueza cultural”, destacou.
A cerimônia de premiação acontecerá, nesta quarta-feira (04.12), em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Em sua última edição, o Festival da Tapioca trouxe 11 atrações, totalizando mais de 100 artistas se apresentando nos polos do Carmo e do Alto da Sé, ponto tradicional do consumo da tapioca. O sucesso também se mostrou na comercialização de outros produtos, como as cervejas artesanais pernambucanas, estimulando a geração de negócios.