Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 04/02/23 às 0:28Frevo, empreendedorismo e inclusão marcam segunda edição do Casa das Rainhas
Projeto de Empoderamento Feminino é destaque em Olinda nesta sexta-feira (03)
As festas não param em Olinda. Nesta sexta-feira (03), a cidade recebeu a segunda edição do “A Casa das Rainhas Plus Size”. O evento, que teve seis horas de duração, contou com programação extensa, com feira de empreendimento, recital de poesias, orquestras de frevo, bonecos gigantes e, claro, a coroação das “Rainhas da Beleza Plus Carnaval de Pernambuco 2023”. O encontro aconteceu na Praça Monsenhor Fabrício, em frente ao Palácio dos Governadores, sede do Executivo Municipal.
“Casa das Rainhas” é idealizada por Sâmia Véras, pedagoga, militante e referência da causa de enfrentamento e combate a Gordofobia no estado de Pernambuco. A festa é realizada dentro do Projeto As Mil Faces de Uma Plus. Ele valoriza a mulher fora dos padrões, moda, bem-estar, autoestima, inclusão social, empoderamento feminino, empreendedorismo e combate ao preconceito à pessoa gorda, existente desde julho de 2017 com mais de 130 na sociedade.
“Essa festa é o Carnaval multicultural de Pernambuco, de inclusão social, de beleza plus e o mais importante: de enfrentamento ao preconceito a pessoa gorda. Precisamos combater esse preconceito e é isso que fazemos”, destacou Sâmia Véras, na noite desta sexta-feira (03), durante a realização do evento.
A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, apoiou a iniciativa. Dentro da programação, o evento contou com orquestra de frevo, bloco carnavalesco “Mil Faces de Uma Plus”, Grupo de Mulheres Percussivo Kallynas, Passistas de Frevo da Companhia Trocadilho de Dança, Bonecos Gigantes e Feirinha de Empreendimentos Plus e Gastronomia.