Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

A primeira edição do Bloco Vassourão ocorreu em 1984

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A tradicional lavagem das ladeiras de Olinda, realizada pelos garis da Prefeitura, marca oficialmente a abertura do Carnaval na cidade. O evento, protagonizado pelo Bloco Vassourão, aconteceu nesta quinta-feira (27), trazendo um misto de tradição, festa e serviço público.

A primeira edição do Bloco Vassourão ocorreu em 1984, e desde então, a iniciativa se consolidou como um importante marco do período momesco. Cerca de 50 profissionais da limpeza urbana se concentraram no Mercado da Ribeira nas primeiras horas do dia, e iniciaram o cortejo depois das 6h da manhã. Ao som de uma orquestra de frevo, o grupo percorreu as principais vias do Sítio Histórico, passando pelo Palácio dos Governadores, Rua 27 de Janeiro e chegando à Igreja de São Pedro.

Com vassouras nas mãos e muita animação, os garis realizaram a limpeza simbólica das ladeiras, contando com o apoio de um caminhão-pipa carregado com 10 mil litros de água, além de pulverizadores com essência de eucalipto, garantindo um ambiente limpo e perfumado para os foliões.

“É uma satisfação enorme acompanhar essa iniciativa. Temos uma equipe competente que trabalha dia e noite para manter a cidade limpa e acolhedora para todos”, destacou o secretário de Gestão Urbana, Pedro Sampaio.

A celebração reforça a importância do trabalho dos profissionais da limpeza urbana, que garantem a organização da cidade antes, durante e depois da folia. O Bloco Vassourão, além de abrir caminho para a diversão, carrega consigo o simbolismo da preservação do patrimônio histórico e cultural de Olinda.

“Tenho muito orgulho do trabalho que faço. Saber que contribuímos para que a festa aconteça em um ambiente limpo e organizado é gratificante”, afirmou o gari Tiago Guimarães.

Fotos: Alice Mafra / Secom Olinda

Notícia rápida

Categorias