Publicado por: Secom, em: 14/08/19 às 14:42Gestores de Olinda recebem capacitação sobre educação financeira
Curso acontece até quinta (15)
Por Bárbara Lustosa
Cerca de 70 gestores pedagógicos das escolas municipais de Olinda participam da III Edição de Capacitação Financeira e Prestação de Contas, nesta quarta e quinta (14 e 15), nas dependências da Uninassau, no Shopping Patteo. Durante o curso, os gestores aprendem sobre como ser um gerenciador financeiro, suprimento de fundos, estatuto, CNPJ, entre outros. De acordo com o diretor do departamento, Alexandre Souza, estes encontros são cíclicos e mantém a continuidade ao plano de ação a aplicação de ações positivas na educação.
Essa capacitação acontece desde o início da gestão (2017), com a necessidade de fortalecer junto à rede municipal de ensino de Olinda a compreensão da execução dos recursos voltados à política educacional, como também os recursos oriundos do Governo Federal, Estadual e Municipal.
“Essa é a terceira capacitação, já estamos em um nível de execução excelente, pois encontramos um cenário onde várias escolas executavam de maneira errada e com isso não conseguiam prestar contas e deixavam de receber os recursos. Isso acontecia pelo fato delas não terem compreensão da execução e nem a prestação de contas. Hoje, em torno de 95% das escolas estão aptas e receberem recursos e sabem como prestar contas por conta das nossas formações”, explicou o diretor do departamento financeiro, Alexandre Souza.
Durante o encontro, todos os gestores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, apresentar problemas de sua rotina de trabalho com os contratos e debater sugestões para a melhoria dos serviços como um todo. “Uma das competências mais importantes do gestor escolar é o gerenciamento financeiro do Banco Escolar. E essa capacitação financeira promovida pela Secretaria de Educação é de suma importância para esclarecimentos e uso adequado das verbas federais, de maneira que possamos promover uma melhor qualidade da educação nas unidades de ensino para os munícipes olindenses”, pontuou o gestor da Escola Pastor David, Flávio Tavares.